SPD movimenta IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

19 de junho de 2018 - 11:53 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) - comunicacao@spd.ce.gov.br

Secretaria coordenará programação comemorativa

Com o tema “Juventude, Família, Comunidade: um caminho para a prevenção”, terá início nesta terça-feira, 19, a IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que se estenderá até o próximo dia 26 deste mês. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) preparou vasta programação alusiva ao evento. A ideia é chamar a atenção da sociedade em geral para as consequências do uso de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas.

As atividades serão desenvolvidas com a abertura oficial da Semana na sede da SPD, no bairro Jacarecanga, às nove da manhã, pelo secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida. No pátio interno da pasta, será realizada exposição de trabalhos de beneficiários de programas e projetos efetivados pela Secretaria. A mostra é aberta ao público em geral.

Ainda no dia 19, das 8h30 às 16 horas, a SPD estará com profissionais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no bairro Maraponga. O objetivo é a oferta de esclarecimentos e orientações ao público sobre as drogas e seus efeitos. A unidade móvel da Secretaria funcionará como ponto de apoio para a ação. À noite, a partir das 19 horas, no Cineteatro São Luiz, haverá a exibição gratuita do filme Vidas Secas.

Na quarta-feira, 20, das 10 às 16 horas, profissionais do CRD estarão no Shopping Benfica para a oferta de orientações e entrega de informativos da SPD. No horário das 17 às 19 horas, será realizada blitz educativa sobre prevenção às drogas ao longo da Avenida Beira-mar. No dia seguinte, 21, o secretário Will Almeida participará de audiência pública na Câmara de Vereadores do município de Quixeré, com abordagem da temática da prevenção.

Na sexta-feira, 22, data do jogo de futebol entre a Seleção Brasileira e a seleção da Costa Rica, a partir das nove da manhã, a SPD proporcionará um momento especial para beneficiários do “Corre Pra Vida”. Eles terão a oportunidade de assistir à partida no contêiner do projeto, que fica localizado junto à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e se destina ao acolhimento e orientação para pessoas em situação de rua.

Ainda na sexta-feira, a programação da Semana Estadual inclui show gratuito do cantor Rogério Soares, a partir das 19 horas, no Cineteatro São Luiz. No dia seguinte, 23, sábado, também às 19 horas, novamente no cineteatro, será realizada a Mostra de Dança do Ceará, com entrada gratuita.

No domingo, dia 24, a SPD será parceira da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza na realização do IV Passeio Ciclístico Tamo Junto a Favor da Vida, com largada a partir das 8 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. A ideia é aliar diversão, lazer e conscientização para a importância das pessoas levarem uma vida saudável, além de chamar a atenção para a problemática das drogas. A participação no passeio é gratuita, não sendo necessária inscrição para o evento. Logo após a atividade, será
realizada bliz educativa na Praia do Futuro.

Na segunda-feira, 25, a programação terá continuidade com a realização da palestra Coach – Autoresponsabilidade, no auditório da SPD, a partir das nove horas. No mesmo dia, das 13 às 15h30, a unidade móvel da Secretaria estará no Bosque das Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Benfica. Na mesma data, a unidade será levada à Faculdade Terra Nordeste (Fatene), no município de Caucaia, das 18 às 19h30, para orientação aos estudantes.

A IV Semana Estadual de Políticas sobre Drogas terá a programação concluída da tarde da terça-feira, 26, Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas. A Assembleia Legislativa do Estado (AL) promoverá sessão solene alusiva à data, numa iniciativa da deputada estadual Mirian Sobreira. Na ocasião, serão prestadas homenagens a personalidades cearenses que se destacam no âmbito da prevenção às drogas. O evento será realizado a partir das 15 horas, no plenário da Casa.