Central de Transplantes comemora 20 anos e homenageia instituições

26 de junho de 2018 - 17:41 # # #

Ascom - Sesa

Depois de 16.931 transplantes desde o primeiro registro, em 1998, a Central Estadual de Transplantes do Ceará comemora 20 anos de criação com homenagem do Governo do Ceará a instituições que colaboraram com a história da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) estadual e contribuíram para consolidar a posição de destaque do Ceará no Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A solenidade será realizada nesta quinta-feira, 28 de junho, a partir das 8h30, no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde do Ceará, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, em Fortaleza.

Em 2018, já foram realizados 706 transplantes no Ceará até o dia 26 de junho. O desempenho foi determinante para a realização de 263 transplantes de órgãos sólidos – rim, coração, fígado e pulmão – no primeiro semestre deste ano, até 26 de junho, 49 a mais que os 214 transplantes de órgãos sólidos em todo o primeiro semestre de 2018.

Destaque nacional

No ano em que a Central de Transplantes completa duas décadas, o Ceará reconquistou no primeiro trimestre de 2018 o terceiro lugar no Brasil em número de doadores por milhão da população (pmp), de acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Com 29,7 doadores pmp, o Ceará está acima da média nacional no período, de 16,2 doadores pmp de janeiro a março de 2018. A meta da Central de Transplantes é aumentar em pelo menos um doador por milhão da população a cada ano. O relatório da ABTO aponta que nacionalmente a meta é de 18,0 doadores pmp para o ano de 2018.

Em termos nacionais, o Ceará se destacou no primeiro trimestre deste ano principalmente em transplante de fígado, com crescimento de 28,3% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O estado foi o segundo que mais fez esse tipo de cirurgia por milhão da população no período analisado. Houve ainda crescimento de 18,75% dos transplantes de rins realizados no Ceará de janeiro a março de 2018, comparado a igual intervalo de tempo do ano passado.

Em 2017, o Ceará foi o terceiro do país no percentual de efetivação de doadores em relação ao número de notificações potenciais doadores, com a efetivação de 209 doadores, 38,77% de 593 notificações. Hoje o Estado possui o quarto maior percentual de doadores de múltiplos órgãos no Brasil, segundo o relatório mais recente da ABTO. Isso tem a ver com o resultado da atuação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), que ajudam a manter uma melhor conservação dos potenciais doadores, e das equipes transplantadoras, que colaboram para obter um índice de aproveitamento maior dos órgãos para transplante. Atualmente existem 18 CIHDOTTs instituídas em unidades hospitalares e mais 23 unidades de saúde que notificam potenciais doadores.

O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual a maioria dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Estado do Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país e conta com 62 hospitais notificantes entre públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde.

A Central de Transplantes funciona 24 horas, sete dias por semana, na sede da Secretaria da Saúde do Estado e coordena as atividades de transplantes no âmbito estadual, tendo como principais responsabilidades regular a lista dos receptores de órgãos e tecidos, receber notificações de potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica e articular a logística que torna a cirurgia de transplante possível. Criada pela Portaria nº 797 em 06 de maio de 1998, a Central de Transplantes foi instalada em 9 de junho daquele ano, em observação à determinação do Decreto Federal nº 2.268/97, que regulamenta a Lei Federal 9434/97.

Serviço

20 anos da Central de Transplantes do Ceará
Dia: 28 de junho, quinta-feira
Horário: 8h30
Local: Auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, em Fortaleza.