9º Centro Cearense de Idiomas cria novas oportunidades de aprendizagem em Fortaleza

29 de junho de 2018 - 19:16 # # # #

Ascom - Seduc
Tiago Stille e Carlos Gibaja - Fotos

A capital cearense é sede do 9º Centro Cearense de Idiomas (CCI) implantado pelo Governo do Ceará. Este é o quinto entregue na cidade e fica situado no Shopping RioMar Kennedy, no bairro Presidente Kennedy. A unidade tem capacidade para atender até 600 alunos. Fortaleza ainda terá outro Centro, no bairro Conjunto Ceará.

O governador Camilo Santana salienta que o conhecimento de outras línguas tem se mostrado fundamental no mundo interconectado. “O inglês, hoje, é o idioma mais universal, e o espanhol, é o mais falado na América Latina. Nossos estudantes terão a oportunidade de fazer cursos de alto nível, com os melhores professores, nas melhores localizações da cidade. Iremos premiar os dois alunos com melhor desempenho de cada CCI por ano com um intercâmbio internacional”, afirma.

Durante a solenidade de inauguração do CCI – Unidade Presidente Kennedy, Camilo anunciou a criação de mais um Centro, além dos que já estavam previstos anteriormente, desta vez no município de Maranguape, ampliando ainda mais o número de estudantes beneficiados com a iniciativa.

Aperfeiçoamento

O equipamento dará oportunidade para que estudantes da rede pública estadual aperfeiçoem os conhecimentos nas línguas inglesa ou espanhola, ampliando as chances de sucesso no mundo acadêmico e do trabalho. O CCI – Presidente Kennedy é destinado a alunos de escolas ligadas à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 1, atendendo bairros como Barra do Ceará, Vila Velha, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Floresta, Pirambu, Cristo Redentor, Monte Castelo, entre outros.

O estudante Antônio John Kelves de Sousa Ferreira, da Escola de Ensino Médio Estado de Alagoas, tem grande expectativa pelo início das aulas. “Esta iniciativa nos permitirá sonhar e alcançar voos mais altos. O curso vai ampliar os nossos horizontes e proporcionar o conhecimento de uma língua estrangeira, que é imprescindível para uma boa formação intelectual e também enriquecerá o nosso currículo, abrindo novas possibilidades dentro e fora do ambiente escolar”, projeta o jovem.

O secretário da Educação, Rogers Mendes, lembra que as aulas desta unidade já terão início na próxima semana. “Teremos um curso de férias para iniciar as atividades deste Centro. Na rede pública estadual realizamos o Enem Não Tira Férias, com aulões preparatórios durante o mês de julho, e as aulas do CCI farão parte desta ação. Parabenizo aos estudantes e desejo que façam o melhor proveito desta oportunidade”, avalia o secretário.

Parceria

Gian Franco, coordenador regional do grupo JCPM, que mantém o Shopping RioMar Kennedy, considera uma honra fazer parte deste projeto. “O povo cearense é privilegiado por ter gestores envolvidos em prol da evolução e do desenvolvimento da população. A inauguração deste Centro é muito importante”, observa. Patrick Garcia, superintendente do RioMar Kennedy, também esteve presente na cerimônia.

A diretora do CCI – Unidade Presidente Kennedy, Marta Leuda, ressalta que o equipamento será um grande explorador do potencial dos alunos da rede pública cearense. “Iniciamos hoje a nossa jornada abrindo mais um espaço para nossos jovens se desenvolverem, trazendo para o cotidiano a possibilidade de dominar uma língua estrangeira moderna, abrindo portas para novas experiências. Além da melhoria da qualidade da educação pública, garantimos a qualificação aos nossos estudantes para enfrentarem o mercado de trabalho e o desenvolvimento acadêmico”, argumenta.

Com investimento superior a R$ 5 milhões, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vai implantar, neste ano, 13 Centros Cearenses de Idiomas em oito municípios, sendo seis unidades regionais em Fortaleza e os demais em Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Maranguape.

Em Fortaleza, já foram inauguradas unidades nos Shoppings Benfica, Via Sul, North Shopping Jóquei e RioMar Fortaleza. Também já foram entregues sedes nos municípios de Crateús, Caucaia, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Na Capital, cada Centro poderá atender 600 alunos. Nos municípios de Crateús, Itapipoca e Iguatu poderão ser matriculados até 1.050 alunos em cada unidade. O Centro de Juazeiro do Norte tem capacidade para receber 1.750 alunos.

No total, serão mais de 10 mil vagas em todo o estado. As turmas serão ofertadas de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 10h às 21h, nos shoppings, e das 8h15 às 21h, nos outros espaços.

Os cursos são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas. Espera-se que os alunos conheçam mais profundamente as relações linguísticas e culturais dos idiomas modernos ofertados e desenvolvam um bom domínio da língua estrangeira em curso, no âmbito das quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

A matrícula para os CCIs é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para o Centro que está situado na regional (Fortaleza) ou município sede (Interior).

Os professores das escolas públicas estaduais também serão beneficiados com esta iniciativa. Há vagas em cada Centro para os docentes e os cursos caracterizam-se como formação continuada. Além disso, todos os professores dos CCIs fazem parte do Quadro de Docentes da rede pública de ensino.