Novos 37 policiais do BPRaio e 16 câmeras ampliam a segurança em Baturité

30 de junho de 2018 - 16:55 # # # #

Davi Pinheiro - Fotos

O município é o 33º com população superior a 50 mil habitantes a receber o efetivo policial

O Governo do Ceará implantou, neste sábado (30), o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza. O município é o 33º com população superior a 50 mil habitantes a receber o efetivo — são mais 37 policiais ampliando a segurança na região do Maciço. Além do grupamento, 16 câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos para intensificar a fiscalização e o combate à criminalidade.

O sitema de videomonitoramento de Baturité é o 24º instalado no Estado. Posteriormente, o pacote de investimentos alcançará municípios com população entre 30 e 50 mil habitantes.

A solenidade, realizada na praça Santa Luzia, no Centro, também marcou a aquisição de 16 motos e uma viatura 4×4, com investimento total da ordem de R$ 1,1 milhão, para dar suporte aos policiais que atuarão no município.

De acordo com o governador Camilo Santana, com os novos policiais, o efetivo do BPRaio no Ceará chega a 2.155 agentes. “O desafio da segurança é no País. Aqui, no Ceará, temos feito um esforço muito grande, trabalhando em prevenção, com mais escolas, areninhas, brinquedopraças, projetos de cultura; e aumentando o número de policiais nas ruas”, ressaltou o chefe do Executivo, que estava acompanhado do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira. “Antes de ser policiais, ele são servidores. Estamos aqui para servir a população”, acrescentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

Durante o evento, o prefeito de Baturité, Assis Arruda, agradeceu os investimentos que estão sendo direcionados para o município. O gestor citou obras como brinquedopraças, recuperação asfáltica, além de serviços de saneamento e, agora, de segurança pública. “Tenho certeza de que, na historia recente de Baturite, é a terceira vez que o Governo do Ceará vem ao município. (A implantação do BPRaio) é um sonho. Agora, vamos poder colocar nossas cadeiras na calçada, sem preocupação”, disse, cumprimentando a cúpula de Segurança do Estado.

Tranquilidade para a população

A população de Baturité acompanhou, animada, a chegada dos agentes do batalhão. Leila Fonseca, de 30 anos, por exemplo, comemorou ao lado do marido, Felipe Fonseca, 40, e do pequeno Kaleb, de 4 anos. “Estávamos precisando de mais segurança, porque aqui e acolá acontecem assaltos. À noite, na praça, as pessoas não iam, com medo. Mas agora vai melhorar”, projetou a dona de casa.

Mais fiscalização no Ceará

Além de Baturité, outros 14 municípios também receberão o videomonitoramento. Ao todo, inicialmente, serão 38 cidades contempladas com o sistema, entre os com giro 360 graus, com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento. Serão cerca de 700 câmeras dispostas pelo território cearense, somando investimento da ordem de R$ 20 milhões por ano. “As câmeras estão interligadas com os fotossensores das estradas cearenses. O equipamento vai acionar a polícia em casos de veículos roubados, por exemplo”, explicou o governador.