Ceará Pacífico: 10ª Uniseg em Fortaleza intensifica ação no Jangurussu e no Conjunto Palmeiras

3 de julho de 2018 - 11:34 # # # # #

Carlos Gibaja - Fotos

O bairro Jangurussu recebeu, na manhã desta terça-feira (3), a 10ª Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Fortaleza. A ação vai intensificar o trabalho policial nas comunidades do Jangurussu e Conjunto Palmeiras, além de desenvolver uma série de projetos sociais junto aos moradores da região. A nova estrutura foi apresentada em solenidade realizada na Avenida Perimetral, com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e de autoridades policiais.

Com a implementação da política, haverá aumento de 24% no efetivo de PMs e três vezes o número de viaturas para a Polícia Militar (carros, motos e Base Móvel). Antes, a cobertura de segurança da região era dedicada a 13 bairros, com 172 policiais e seis carros. Agora, a atenção será concentrada em dois bairros, aumentando a eficiência do trabalho. Camilo Santana detalhou o impacto trazido com a instalação da unidade.

“O primeiro papel da Uniseg é a integração da polícia com projetos sociais. Vamos aumentar aqui o efetivo da Polícia Militar, passando a ter 226 policiais, 11 viaturas da polícia, nove motos onde não havia nenhuma, uma unidade móvel, delegacia plantonista, e está sendo reformada a base da unidade deste território. Aqui é mais um esforço e um investimento importante para dar mais tranquilidade nesse desafio de dar mais segurança para a população de Fortaleza”, disse o governador.

A unidade é composta por Delegacia de Polícia Civil plantonista e companhia exclusiva da Polícia Militar. Os serviços dos Bombeiros serão realizados pelo Quartel de Messejana. O trabalho da Polícia Civil envolverá seis delegados, 24 inspetores e 16 escrivães, com o apoio de três viaturas.

Trabalho social

A polícia realizará uma série de ações específicas junto às comunidades, como trabalho de conscientização nas escolas, mediação de conflitos, combate à violência contra mulheres, visitas às residências. Os projetos Proerd e Lutando pela Paz serão parceiros da Uniseg.

“As Unisegs têm esse caráter de trazer proximidade. O policial fica mais próximo da comunidade, ouve a população, trabalha e debate com ela todas as questões que envolvem segurança. Estamos ligados a outras áreas do Estado, como Esporte e Cultura, para cumprir o planejamento de papel social mas integrado, aliado a um trabalho de policiamento mais intensivo”, complementou o secretário André Costa.

Além do Jangurussu, sediam Unisegs na Capital os bairros Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Messejana, Pici, Vila Velha, Jardim das Oliveiras e Antônio Bezerra. No Interior, Sobral e Juazeiro do Norte já foram contemplados.

 

Ouça

O governador Camilo Santana participou da solenidade de inauguração da nova Uniseg e destacou a importância do equipamento para garantir a segurança integrada aos bairros.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, falou sobre a estrutura da Uniseg e da atuação integrada dos policiais.