Governo do Ceará entrega nova sede do BPRaio e 11ª Uniseg de Fortaleza

4 de julho de 2018 - 15:16 # #

Marcos Studart - Fotos

O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (4), a nova sede do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas em Fortaleza. Localizado no bairro São Gerardo, o equipamento era demanda antiga na Segurança Pública do Estado. Foram investidos mais de R$ 2,5 milhões na construção do quartel de dois andares, com setores administrativos, auditório, alojamentos mobiliados, estacionamento, academia equipada, além de câmeras e sensores instalados em vários pontos estratégicos da estrutura. A estrutura não envolve muros nem gradis, com objetivo de trazer mais proximidade com a população cearense.

Na Capital, o BPRaio dispõe de 691 profissionais exclusivos. São mais de 2.200 profissionais em todo o Estado, no processo de implementação do grupamento em cidades com população acima de 50 mil habitantes, e no que duplica o efetivo operacional na Capital.

O governador Camilo Santana esteve na solenidade de inauguração da sede. Acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, assim como outras autoridades policiais, o chefe do Executivo visitou as instalações e discursou para os membros do efetivo. Ele ressaltou que a construção representa a maior e mais bem estruturada base do Brasil para um batalhão ostensivo.

“A ampliação do Batalhão do Raio em Fortaleza merecia uma sede como esta. Aqui se tem o que há de melhor em estrutura para garantir um bom trabalho, execução efetiva das atividades policiais. Desde 2015, assumi o compromisso e decidimos ampliar o Raio para regiões do Interior, depois dobrar na Capital, e também levamos o batalhão para cidades acima de 50 mil habitantes (34 cidades já receberam o BPRaio na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior). E é impressionante o resultado, na diminuição nos índices de violência e na sensação de segurança da população”, afirmou.

Também foi celebrado pelo governador, durante o evento, o saldo positivo na entrega de veículos para a Segurança Pública nos últimos três anos. Foram 2.175 veículos para a Segurança Pública desde 2015, sendo 864 motos para o Raio. Ainda haverá uma segunda leva de carros locados, de 316 veículos (na primeira foram 150).

Para o secretário André Costa, o Governo do Ceará tem otimizado o policiamento controlando a mobilidade do crime através da ampliação do BPRaio. “A agilidade nas ações do batalhão nos permite avançar na territorialização e garantir mais tranquilidade para a população cearense. Tudo que tem de melhor está sendo proporcionado aos nossos policiais, novas estruturas, entrega de batalhões, aquisição de motos, de viaturas, fortes investimentos”.

Uniseg da Barra do Ceará

Antes da inauguração do BPRaio, em Fortaleza, o governador Camilo Santana esteve no bairro Barra do Ceará para entrega da 11ª Unidade Integrada de Segurança da cidade. Houve o acréscimo de 50 policiais e o aumento de quase seis vezes o número de viaturas para a PM (carros, motos e Base Móvel). O território de ação da polícia na região, com a unidade, caiu de três para um bairro, tornando o trabalho mais focado e próximo da comunidade local. Agora, a Barra conta com 178 policiais, sete carros, nove motos e uma Base Móvel.

A Uniseg também reforça o trabalho da Polícia Civil no bairro, que contará com os serviços de delegacia plantonista, com dois delegados, 11 inspetores, três escrivães, além de duas viaturas. A polícia realizará uma série de ações específicas junto à comunidade, como trabalho de conscientização nas escolas, mediação de conflitos, combate à violência contra mulheres, visitas às residências. Os projetos Proerd e Lutando pela Paz serão parceiros da Uniseg.

Além da Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará, Jangurussu, Bom Jardim, Messejana, Pici, Vila Velha, Jardim das Oliveiras e Antônio Bezerra já possuem reforço na Capital. Sobral e Juazeiro do Norte foram contemplados no Interior.

A dona de casa Lucineide Nascimento passeia com o filho e o sobrinho pelas praças da Barra do Ceará no período da manhã. Para ela, a presença de um policiamento mais ágil e “intimidador” para os criminosos, garante para sua família a sensação reforçada de segurança. “Tem tudo para melhorar o movimento nas ruas, impedindo que assaltos aconteçam e que a população viva com medo de andar pelo bairro”.