Primeira Infância: Ceará amplia em 37,8% atendimentos do Programa Primeira Infância no Suas / Criança Feliz

10 de outubro de 2018 - 16:24 # # # #

Ceará dobrou a meta de atendimento do Programa em 59 municípios, o melhor resultado do Brasil. O número de beneficiários passou de 32.045 para 35.739 em três meses

O Ceará aumentou em 37,8% os atendimentos do Programa Primeira Infância no Suas / Criança Feliz, que faz parte, no Estado, do Programa Mais Infância Ceará. No geral, os atendimentos passaram de 531.051 para 731.830 visitas nos últimos três meses. Consequentemente, o número de beneficiários passou de 32.045 para 35.739, no mesmo período. O Estado foi o que conseguiu dobrar a meta de atendimento do Programa Criança Feliz em um maior número de cidades, em comparação com outras unidades da Federação: 59 municípios.

Com o apoio da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Mais Infância Ceará, o Criança Feliz segue promovendo o desenvolvimento infantil no Estado e, para isso, prioriza gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A meta nacional é acompanhar aproximadamente quatro milhões de beneficiários até o final de 2018.

Para incentivar uma maior participação dos municípios e tirar dúvidas sobre o Programa, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza no próximo dia 17 de outubro, a partir das 9h, webconferência para secretários de assistência social e técnicos dos 182 municípios contemplados no Programa.

Novos atendimentos

Dentre os 59 municípios que conseguiram dobrar a meta de atendimento estão: Acaraú, Altaneira, Araripe, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Cedro, Coreaú, Croatá, Farias Brito, Graça, Granja, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Iguatu, Ipaumirim, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Itapajé, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Jucás, Marco, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Morrinhos, Nova Russas, Orós, Paracuru, Pedra Branca, Pentecoste, Porteiras, Redenção, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tianguá, Umirim, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Primeira Infância no Suas / Criança Feliz

Lançado no Ceará, em junho de 2017, o Programa Primeira Infância no Suas/ Criança Feliz tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos.

Implementado em parceria com Estados e municípios, o Programa Primeira Infância no Suas/ Criança Feliz tem como base as visitas domiciliares, que são realizadas por equipes municipais, capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

Serviço

Webconferência com os municípios
Data: 17 de outubro (quarta-feira)
Horário: 9h
Acesse: Canal TV STDS (YouTube)