Cinco municípios recebem brinquedopraças do Governo do Ceará em parceria com as Prefeituras

16 de outubro de 2018 - 16:38 # # #

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama do Ceará
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br
(85) 3254.4028 / 98957.0292 / 98878.7348
Ariel Gomes - Foto

Iracema, Russas, Jaguaruana, Jaguaribara e Alto Santo receberão brinquedopraças nos dias 17, 18 e 19 deste mês. A entrega será realizada através do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com as prefeituras.

A contrapartida do município é manter a praça em bom estado de uso e conservação. A idealizadora do programa e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participará da entrega dos equipamentos, nos municípios de Iracema, nesta quarta-feira (17); Russas e Jaguaruana, na quinta-feira (18); e em Jaguaribara e Alto Santo, na próxima sexta-feira (19).

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar, reforçando o convívio familiar e comunitário. O espaço é cercado, com área de aproximadamente de 250m², piso anti-impacto e oito brinquedos. O investimento é da ordem de R$ 180.000,00, cada.

Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 46 equipamentos nos municípios de Aracati, Araripe, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Chorozinho, Coreaú, Crato, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Ocara, Orós, Paraipaba, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Ubajara, Várzea Alegre e duas em Redenção e Baturité.

Atenção à infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Serviço

Inauguração da brinquedopraça de Iracema
Local: Praça Cassimiro Costa Morais, Rua Gervásio Holanda Guerra, s/n, Centro, Iracema.
Data: quarta-feira (17)
Hora: 16h

Inauguração da brinquedopraça de Russas
Local: Praça do Parque Araibú, Rua Avelino de Brito, s/n, Russas.
Data: quinta-feira (18)
Hora: 16h

Inauguração da brinquedopraça de Jaguaruana
Local: Praça Adolfo Francisco da Rocha (Praça da Prefeitura) – Avenida Simão de Góes, s/n, Centro, Jaguaruana.
Data: quinta-feira (18)
Hora: 18h

Inauguração da brinquedopraça Jaguaribara
Local: Praça Francisco Alison Barbosa Bezerra, Av. Manoel Rodrigues Pinheiro, s/n, Jaguaribara.
Data: sexta-feira (19)
Hora: 16h

Inauguração da brinquedopraça de Alto Santo
Local: Praça do Jardim, Av. Edson Guerra, s/n, bairro Jardim, Alto Santo.
Data: sexta-feira (19)
Hora: 18h