Mauriti ganha nova brinquedopraça

26 de outubro de 2018 - 11:26 # # # #

Lúcio Filho - Gestor de Rádio
Nívia Uchoa - Fotos

Durante a inauguração do equipamento, a primeira-dama Onélia Santana também ressaltou os investimentos do Programa Mais Infância Ceará no município

Final de tarde e começo da noite diferente no município de Mauriti, mais especificamente na praça Professora Maria da Gloria Dantas de Caldas, no bairro Bela Vista. A novidade era um espaço equipado com gangorra, escorregador, balanço e tudo o que era necessário para garantir a animação da criançada. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Gabinete da Primeira-dama inauguraram oficialmente a brinquedopraça do município. A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada do prefeito Mano Morais e de autoridades municipais e da Região do Cariri inauguraram o equipamento.

O equipamento integra o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, Onélia Santana. Tem área de aproximadamente 250m², compostas por piso anti-impacto e oito brinquedos. O investimento é de cerca de R$ 180 mil. A ação foca nos benefícios dos jogos infantis para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças e reforça o convívio familiar e comunitário dos pequenos. A contrapartida do município é a manutenção da praça em bom estado de uso e conservação.

“Como psicopedagoga eu entendo a importância do brincar para as crianças. Elas desenvolvem o seu caráter, sua personalidade e o governador Camilo Santana entende esta necessidade por isso decidiu criar o Programa Mais Infância Ceará e ele não mede esforços para manter esses investimentos. Com esta, são 53 brinquedopraças inauguradas no Ceará”, afirmou a primeira-dama.

O prefeito de Mauriti, Mano Morais, agradeceu a construção do equipamento e os benefícios que o Governo do Ceará levou para o município. “É um dia de festa e de agradecimento. De agradecer esta nova brinquedopraça, a Praça Mais Infância que está em obras e de tantos outros investimentos que só confirmam o compromisso do governador Camilo Santana com o nosso município. Só posso pedir a vocês para cuidar deste equipamento”.

A agricultora Maria Rafaela levou os três filhos para a inauguração da brinquedopraça. “A gente fica tranquila, sabendo onde os nossos filhos estão, diversão segura garantida perto da nossa casa e agora é só aproveitar”, comemorou.

Acompanhada dos netos, a comerciante Ana Coelho também foi conferir a novidade. “É um espaço importante para Mauriti que não exista no nosso tempo. Agora é só abrir a porta de casa e trazer as crianças para brincar e se divertir, estou muito feliz e certamente os meus netos vão saber aproveitar bastante”, comemorou.

A brinquedopraça de Mauriti é 53ª inaugurada pelo Governo do Ceará nos municípios cearenses. Nesta sexta-feira (26), serão inauguradas as brinquedobraças dos municípios de Assaré e Farias Brito. Esta semana também foram inaugurados equipamentos deste em Fortaleza e Moraújo.

Investimentos em Mauriti

Está em andamento em Mauriti uma Praça do Programa Mais Infância Ceará.

Na área de Educação, a cidade vai receber um CEI na localidade de Buritizinho, que ainda será licitado. Os recursos são provenientes do Estado, de empréstimo com o BNDES e contrapartida do município. A construção de CEIs faz parte do pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará.

O município vai contar ainda com uma Escola Estadual de Ensino Médio, na zona rural, no distrito de Buritizinho. É uma parceria dos governos estadual e federal. O investimento total é de mais de R$ 3,7 milhões.

Compareceram ao evento a secretária executiva da STDS, Luciene Rolim, o deputado estadual eleito Guilherme Landim, além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas do município e da Região.