Campeonato de técnicas bombeirísticas marca encerramento do curso de formação de soldados bombeiros

9 de novembro de 2018 - 16:44 # #

Ascom Aesp
Leandro Freire (Ascom Aesp) - Fotos

Depois de quase seis meses em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os 224 aprovados na segunda turma do concurso realizado em 2013 para soldado do Corpo de Bombeiros Militar, concluíram nesta quinta-feira (08), as aulas do Curso de Formação Profissional.

Para coroar este momento, a Aesp realizou um campeonato de técnicas bombeirística entre os alunos. “A ideia era fazermos o fechamento do curso de uma maneira lúdica e trazendo todos os ensinamentos que eles tiveram no decorrer do curso. Como para ser bombeiro militar a base de tudo é o combate a incêndio e o atendimento pré-hospitalar, nós buscamos essa perspectiva, e pensamos em um circuito que envolvesse essas duas atividades”, explicou a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, tenente-coronel BM Roberta Monteiro.

A missão de cada grupo era apresentar um atendimento simulado de combate a incêndio e outro de atendimento pré-hospitalar, demonstrando como os bombeiros atuam mais diversos tipos de ocorrência de salvamento e socorro. Todo o processo foi acompanhado por uma banca avaliadora formada por experientes profissionais do CBMCE que observavam o movimento dos alunos durante as apresentações. Técnica, agilidade e precisão eram alguns dos quesitos exigidos aos futuros bombeiros.

No combate a incêndio, a primeira prova era de equipagem. Neste exercício, o competidor deveria fazer a equipagem dos equipamentos de proteção individual seguindo o padrão exigido na doutrina de combate a incêndio urbano. A segunda era uma prova de estabelecimento de linha em edificação vertical e, para finalizar, a prova de Bombeiro de Aço, onde os alunos deveriam fazer a subida e içamento de mangueira, arraste de mangueira, simulação de extinção de incêndio e resgate de vítima inconsciente. Tudo isso, no menor tempo possível.

“Durante a disciplina foi muito reforçada a questão da proteção individual, para o aluno não estar exposto ao calor durante o incêndio, então qualquer erro, se ele estiver desequipado, se ele deixar uma peça desajustada, um pedaço de pele exposta, o bombeiro irá se queimar no incêndio. Por isso a importância dessa prova!”, ressaltou tenente BM Guilherme Veras, um dos instrutores da disciplina de prevenção e combate a incêndio.

Já na prova de atendimento pré-hospitalar, cada equipe simulou um atendimento a uma vítima de trauma em um cenário montado para representar ao máximo a realidade.

“São dez atendimentos diferentes que eles estão realizando aqui, tem atropelamento por carro, queda de moto, enforcamento, queimadura, afogamento, agressão pro arma branca, lesão por projétil de arma de fogo, e todos eles estão aptos a realizarem esses atendimentos!”, explicou um dos avaliadores, tenente BM Mendes Magalhães. Ele que também é enfermeiro por formação e atua no Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH) do CBMCE, destaca a importância da atividade. “É uma forma excelente de aprendizagem para esses alunos, porque é algo próximo da realidade que eles vão se deparar, é um treinamento a mais que a Academia e o Corpo de Bombeiros está fazendo com eles e que vai servir para todos!”, concluiu o oficial.

Para Danrley Catão, um dos alunos concludentes do curso, ser bombeiro é um sonho que alimenta desde a infância. “Meu pai é 2º tenente do Corpo de Bombeiros e desde criança, sempre que eu ia ao quartel, eu nutria o sonho de entrar em uma ABT, entrar em uma viatura e poder ali salvar uma vida e ver a população aplaudindo, que é o que acontece. Espero eu poder seguir os passos dele e dar muito orgulho à minha família”, revelou o jovem, que agora está prestes a realizá-lo.

O futuro soldado fala com emoção sobre a última atividade do curso. “Acredito que esse momento veio para fechar com chave de ouro e somar ainda mais na nossa vida com essas oficinas práticas. Existe o espírito de competição entre os grupos, mas o que fica é o aprendizado e a amizade. Estamos concluindo hoje, mas fica para o resto da vida esse período que a gente viveu na Aesp”, declarou Catão.

Ao final da competição, sagraram-se campeões os grupos 5 (1º lugar), 6 (2º lugar) e 7 (3º lugar). Agora, os alunos serão submetidos à avaliação final do curso, em prova objetiva, prevista para o próximo dia 24.