Governador Camilo Santana apresenta o Ceará para empresários europeus

9 de novembro de 2018 - 10:56 # # #

Durante o encontro, foi celebrada a parceria do estado com o Porto de Roterdã

O governador do Ceará, Camilo Santana, realizou uma apresentação sobre as potencialidades do Ceará e as oportunidades de novos negócios no estado a um grupo de empresários europeus, durante evento nesta sexta-feira (9), em Roterdã, na Holanda.

O governador destacou como diferenciais a localização estratégica do Ceará, o equilíbrio fiscal do estado, os investimentos em infraestrutura, e as recentes conquistas dos hubs portuário, aéreo e tecnológico, que têm ajudado a desenvolver o estado, através da abertura de novos negócios e da geração de mais empregos.

“A partir do momento em que conhecem melhor o Ceará, os empresários passam a vislumbrar a possibilidade de investir em nosso estado. Vivemos um momento importante da nossa economia e vamos mostrar cada vez mais o Ceará para o mundo, para atrair novas empresas e desenvolver cada vez mais nossa economia”, destacou o governador.

Os empresários, com negócios nas áreas da indústria e porto, mostraram-se interessados em conhecer o novo parceiro comercial da Holanda, com a possibilidade de levarem os seus negócios para o Ceará.

O CEO da empresa de logística C. Steinweg, Ulf M. Boll, disse estar muito bem impressionado com o Ceará e com as novas possibilidades de parceria com o Estado.

O CFO do Porto de Roterdã, Paul Smits, falou da importância dessa parceria com o Porto do Pecém. Ele destacou o crescimento do Ceará, que se torna ponto importante de conexões do Brasil com o mundo. “Ficamos felizes de termos descoberto essa grande oportunidade e fechar esse acordo com o Ceará”, disse ele.

Ao final do encontro, com as presenças do representante do Governo Municipal de Roterdã, Adriaan Visser, e da embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Regina Maria Cordeiro Dunlop, foi celebrada a parceria entre os dois portos, quando o Pecém passa ser incluído na rede mundial de portos ligados ao Porto de Roterdã, um dos maiores e mais importantes do mundo.

Também estiveram presentes ao evento na Holanda o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, além dos secretários César Ribeiro, do Desenvolvimento Econômico, Élcio Batista, da Chefia de Gabinete, e Danilo Serpa, presidente do Porto de Pecém.

Hub portuário no Ceará

No mês de outubro, o Governo do Ceará e o Porto de Roterdã formalizaram a participação do porto holandês na gestão conjunta do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A). O acordo envolveu investimento estrangeiro de cerca de 75 milhões de euros (R$ 323 milhões) por 30% das ações do CIPP S/A. O Porto de Roterdã terá a gestão compartilhada sobre as decisões e posições estratégicas e de investimento no conselho de administração, no conselho de supervisão e ao nível gerencial. A operação não envolve venda ativos e o Estado manterá o controle e propriedade ou posse de todos os seus ativos.

Com um crescimento médio de 24% nos últimos 10 anos, o Pecém é um porto em rápido crescimento. O Complexo consiste de várias atividades logísticas e industriais, tais como a única Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em atividade do Brasil, um terminal de contêineres, termoelétricas, siderúrgica e fabricantes de turbinas para geração de energia eólica. Conforme o Porto de Roterdã, o que mais torna o Porto de Pecém atraente é que grande parte da infraestrutura necessária do complexo industrial portuário já existe: quebra-mares, berços, terrenos, entre outros pontos.

Parceria celebrada

O evento de celebração da parceria em solo cearense foi realizado no último dia 19, no Palácio da Abolição. Na ocasião, o governador Camilo Santana recebeu o CEO do Porto de Roterdã. Allard Castelein, o embaixador dos Países Baixos no Brasil, Kees Van Rij, e o presidente da CIPP S.A., Danilo Serpa, para juntos oficializarem a divulgação da novidade.