Revisão de conteúdos marca preparação final para o Enem

9 de novembro de 2018 - 16:23 # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc - imprensa@seduc.ce.gov.br

Os momentos que antecedem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costumam ser de grande expectativa para os estudantes que se preparam para as avaliações. Afinal, trata-se de um divisor de águas na vida de muitos que buscam encontrar a realização pessoal e profissional a partir do ingresso no ensino superior. A estratégia adotada pela Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dr. César Cals, de Fortaleza, no último dia letivo antes da segunda jornada de provas, foi a de alternar revisão de conteúdos a atividades de descontração e relaxamento.

A programação especial desta sexta-feira (09), denominada “Dia E do CC”, iniciou com ginástica laboral, no objetivo de proporcionar relaxamento e preparo físico aos jovens. Na sequência, um aulão interdisciplinar auxiliou na revisão dos conteúdos exigidos pelo Exame, possibilitando o esclarecimento de dúvidas.

O estudante Juan Moreira conta que no início do ano não dava tanta atenção ao Enem, mas que, no decorrer dos meses, percebeu a importância de ter uma boa preparação. “É o futuro que está em jogo. Então, organizei uma rotina de estudos, montei grupos de pesquisa com os amigos, com encontros nos contraturnos, para nos ajudarmos em prol do crescimento de todos. Tivemos que cortar muitas atividades, como saídas e séries, mas foi muito gratificante”, explica.

Juan pretende cursar Gestão Pública na Universidade Federal do Ceará (UFC) e acredita que o apoio da escola foi fundamental para que se sentisse confiante. “Estou achando excelente o que a escola está fazendo. Dá muito mais ânimo. Sei que posso fazer a prova de forma tranquila”, projeta.

Aptidão

O colega Isaac Sousa deseja formar-se em Engenharia Mecatrônica, devido ao gosto que tem por robótica, programação, matemática e física. “Desde pequeno sou apaixonado por tecnologia”, revela. Sobre a forma de estudar, Isaac diz considerar importantes os momentos de descontração, mas sempre mantendo o foco. “Em qualquer prova que eu faça, gosto de estar relaxado e seguro. Este momento de tranquilização que a escola proporcionou foi muito importante. Despertou um sentimento bom”, avalia o estudante.

Caroline Pereira sonha ser médica. O desejo pela profissão, de acordo com a jovem, transcende a questão financeira e se dá, principalmente, pela vontade de auxiliar as pessoas a encontrar a saúde. “Sempre quis Medicina, mas não acreditava que conseguisse entrar, pois diziam que era um curso muito concorrido e a nota teria que ser muito alta. Quando cheguei ao César Cals, vi que poderia, sim, conseguir. Retomei a coragem e o desejo. O apoio recebido pela escola foi fundamental, tivemos estrutura, carinho e apoio dos nossos professores e hoje sabemos que alunos de escolas públicas também são capazes”, conclui.

Êxito

Em 2017, foram aprovados e matriculados 257 alunos da Escola César Cals em instituições públicas e particulares de ensino superior. As ações de preparação desenvolvidas na unidade de ensino, conforme o diretor Eliseu Paiva, começam ainda na 1ª série do ensino médio, “sempre lembrando de proporcionar uma formação cidadã aos jovens”, observa. O contato com a família e o acompanhamento pessoal de cada aluno fazem parte da estratégia. “Os testes são constantes, e o Enem é só mais uma avaliação. Fazemos de tudo para que se sintam mais tranquilos na hora das provas. O dia de hoje é um momento de revisão, de lembretes e dicas finais. Consideramos que os alunos já estão preparados. Então, o motivo principal deste evento é mostrar o quão importante eles são para nós”, considera Eliseu.

O “Dia E do CC” integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, que como as demais escolas da rede estadual, tem autonomia para elaborar atividades diferenciadas para os seus estudantes. Desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Enem Chego Junto, Chego Bem tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede pública estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. O projeto começa no início do ano e só termina após o Exame, garantindo às escolas, até os dias das provas, palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Mobilização

O secretário da Educação, Rogers Mendes destaca a participação de todos os atores que compõem o processo educacional para o sucesso dos estudantes no Enem. “A Seduc, assim como no primeiro dia de provas, está preparada para proporcionar aos estudantes todo o apoio que for necessário. Contamos com o empenho de professores, coordenadores, diretores e equipes técnicas das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), além da própria Seduc, para que os estudantes cheguem com tranquilidade aos locais de prova. São mais de 107 mil inscritos, a quem desejamos boa sorte e um excelente desempenho”, aponta.

 

Ouça

O secretário da Educação, Rogers Mendes, fala sobre a estratégia da Seduc para que os alunos possam realizar com tranquilidade as provas.