Pacientes participam de ação de cuidados com pé diabético neste sábado (24)

22 de novembro de 2018 - 16:24 # # #

Assessoria de Comunicação do CIDH - Suzana Mont'Alverne

Novembro é o mês de conscientização, prevenção e controle do diabetes. Silenciosa, a doença exige controle, já que pode acarretar inúmeras consequências se não cuidada corretamente. Dentre os agravos mais comuns está o pé diabético, que ocasiona o surgimento de feridas e infecções que não cicatrizam, além de fragilidade articular e muscular. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por 70% das amputações no País. Diante da gravidade, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realizará no próximo sábado, 24 de novembro, das 7h30 ao meio-dia, a ação “Pegando no Pé”, onde profissionais da fisioterapia e ortopedia farão avaliações físicas funcionais, que analisam o comprometimento ósseo e articular dos pés dos pacientes lá atendidos.

“Nosso objetivo é detectar possíveis lesões, assim como analisar as existentes, prevenir complicações e indicar cuidados para evitar o agravamento”, explica Leila Maria Machado, fisioterapeuta do CIDH. Os pacientes participarão também de uma oficina sobre os cuidados com os pés e uso de calçados adequados. “Alguns calçados podem facilitar o surgimento de feridas, calos e rachaduras, por isso a escolha do sapato é importantíssima”, diz a fisioterapeuta.

O pé diabético apresenta alguns sintomas como perda da sensibilidade nos pés, queimação nos pés e nas pernas, dormência e até fraqueza nas pernas. A perda da sensibilidade dificulta a percepção do paciente em notar lesões ou contusões. Por isso, deve se tornar um hábito o exame dos pés. “É bastante comum, que o diabético não perceba qualquer corte ou alteração nos pés. Olhá-los diariamente é fundamental, já que devido à insensibilidade, muitas vezes a percepção do problema só acontece quando há presença de alguma secreção ou disfunção motora”, complementa Leila.

Ações

A educação é um dos pontos mais importantes no tratamento e controle do diabetes. E para o encerramento das atividades, as equipes multidisciplinares do CIDH e Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Ceará realizarão no dia 30 de novembro, sexta-feira, a partir das 8 horas, palestras educacionais. Desta vez, são os pacientes com diabetes tipo 1 que receberão orientações sobre os cuidados com a alimentação; a importância da monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia; cuidados com os pés e saúde bucal, assim como a administração dos medicamentos.

Serviço especializado

O CIDH conta com uma equipe interdisciplinar – formada por médicos, cirurgiões vasculares, enfermeiros, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem – para o tratamento dos pacientes que apresentam a disfunção. Há um ambulatório especializado no atendimento dos portadores do pé diabético. Casos de feridas, calos, ressecamento, lesões crônicas, como úlcera são algumas complicações tratadas. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Além disso, é no setor de fisioterapia que os pacientes são submetidos a uma avaliação fisioterapêutica. “Com isso é possível definir o diagnóstico cinético funcional, que indicará os métodos e as técnicas que serão abordadas no paciente. Cada caso é um caso”, explica Leila. Lá, os fisioterapeutas trabalham com a cinesioterapia, que inclui o tratamento por meio do movimento ou do exercício. “A prática regular reduz consideravelmente as complicações decorrentes das doenças”, complementa.

O paciente tem acesso ao ambulatório de fisioterapia por encaminhamento médico ou pelo setor de triagem do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão. Todos passam por uma avaliação fisioterapêutica. O tratamento é feito duas vezes por semana.

Cuidados para evitar pé diabético

– Manter a glicemia controlada;
– Observar os pés diariamente;
– Mantê-los limpos e hidratados;
– Manter as unhas cortadas e não cortar os calos;
– Não andar descalço;
– Usar sapatos macios.

Serviço:

Ação Pegando no Pé
Dia: 24 de novembro (sábado)
Horário: 7h30 ao meio-dia
Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão – Av. Silva Paulet, 2406, Aldeota
Informações: (85) 3101-1544