Educação em diabetes ajuda pacientes e familiares no controle da doença

29 de novembro de 2018 - 16:21 # # # #

Assessoria de Comunicação do CIDH - Suzana Mont'Alverne

Nesta sexta-feira, 30, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realizará uma ação com foco na educação para melhor qualidade de vida dos pacientes com diabetes tipo 1. A doença causa insuficiência ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas e acomete crianças e adolescentes. A ação educativa será às 8 horas, no auditório do CIDH, e encerrará a programação da campanha Novembro Azul.

A evolução do tratamento do diabetes tipo 1, a importância da atividade física no controle da glicemia, os cuidados fundamentais para o controle da doença, assim como a parte emocional dos pacientes e familiares serão temas abordados pelas equipes multidisciplinares do CIDH e da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Ceará.

O diagnóstico do diabetes traz medo e questionamentos e qualquer fase da vida. E quando se trata de crianças e adolescentes, esse quadro pode ser mais complicado. “A participação dos familiares é fundamental na vida da criança ou adolescente com diabetes, isso porque a aceitação da mudança de estilo de vida, fundamental para o enfrentamento da doença, está diretamente ligado ao meio em que ela vive. O envolvimento de todos fará toda a diferença no sucesso do tratamento”, comenta Marcela França, endocrinologista e diretora clínica do CIDH.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é caracterizado pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. E no Brasil, aproximadamente 30 mil crianças são portadoras da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sede e fome em excesso, perda de peso sem motivo aparente, cansaço, sonolência são alguns sintomas da doença.

A patologia não tem cura, mas tem controle e formas de reduzir as complicações. Entender o diabetes; adotar uma vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios; ir ao médico regularmente; monitorar os níveis de glicemia e fazer uso correto da medicação são algumas maneiras de controlar e evitar os agravos que a doença pode acarretar.

CIDH

Por mês são atendidas, aproximadamente, 250 crianças e/ou adolescentes com diabetes tipo 1 no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão. A criança ou adolescente com diabetes passa, no primeiro momento, pela triagem da enfermagem e em seguida é direcionada para os profissionais e serviços específicos para cada necessidade. Lá, os pequenos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo e farmacêuticos.