Encontro Nacional das Licenciaturas ocorre na Uece a partir desta quarta (5)

4 de dezembro de 2018 - 17:46 # # # #

Fátima Serpa - Assessoria de Comunicação da Uece

O VII Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), associado ao VI Seminário Nacional do PIBID e ao I Seminário Nacional do Residência Pedagógica, será realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O evento será um momento de diálogo sobre experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação, com público estimado de 2 mil participantes.

Como eixo central dos debates, os eventos trazem como tema “Educação e Resistência: a formação de professores em tempos de crise democrática”. Esse espaço democrático visa organizar a resistência de educadores e educadoras de todo o país, por meio da discussão, compartilhamento e organização coletiva para o enfrentamento das políticas neoliberais em curso. A abertura do evento acontece na próxima quarta-feira (5/12), às 18h30, no pátio da Reitoria, campus Itaperi.

Os eventos integrados têm se consolidado como espaço plural e instituinte com ampla participação dos atores das escolas e das instituições de ensino superior, demonstrando sua alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico sociocultural e educacional do País, tratando diretamente dos impactos das políticas e das práticas de ensino e de formação docente e mudanças produzidas nos espaços de aprendizagem.

Segundo o coordenador do evento, professor Nilson Cardoso, da Uece, o conjunto de atividades
programadas, com representatividade nacional e internacional, inclui conferências, mesas-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais. Nessa perspectiva, o evento em si tem significado uma experiência singular, mobilizador do debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.

O Enalic está na sua sétima edição em 2018. Veja as outras edições:

2010 – I Encontro Nacional das Licenciaturas buscou envolver as licenciaturas de várias IES nas discussões e reflexões de estruturas curriculares, priorizando a perspectiva interdisciplinar na formação de professores. O evento foi realizado no período de 15 a 17 de setembro de 2010, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus – AM;
2011 – II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Pibid; sob o tema Avanços, impasses e desafios da formação de professores no Brasil foi realizado de 28 a 30 de novembro de 2011, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia – GO;
2012 – III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do Pibid, com o tema Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de professores e o papel das Instituições de Ensino Superior, foi realizado na Universidade Federal do Maranhão, nos dias 05,06 e 07 de dezembro de 2012, em São Luis – MA;
2013 – IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid, com o tema A boniteza de ensinar e a Identidade do Professor na contemporaneidade, foi realizado nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba – MG;
2014 – V Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e o IV Seminário Nacional do Pibid foi realizado nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal – RN, com o tema Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
2016 – VI Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e o V Seminário Nacional do Pibid foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, na cidade de Curitiba – PR, com o tema Diversidade e Complexidade dos Espaços tempos da Formação de Professores na Contemporaneidade.