Governo do Ceará e Casa Cor promovem exposição Natal Feito à Mão

6 de dezembro de 2018 - 10:25 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Gabinete da Primeira-Dama
Wiarlen Ribeiro - Foto

A exposição Natal Feito à Mão – I Mostra de Mesas Natalinas acontece entre os dias 6 e 15 de dezembro na loja matriz da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. O lançamento da exposição promovida pelo Governo do Ceará em parceria com a Casa Cor, através de sua diretora Neuma Figueiredo e da arquiteta Mariana Furlani, será realizado na 57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), que vai de 6 a 8 de dezembro, de 17h às 22h.

Os profissionais de design, arquitetura e decoração Adelina Feitosa, Alaélia de Castro, Carlos Zaranza, Juliana Hissa, Josafá Neto, Luara Ciarlini, Marcílio Sousa, Ney Filho, Pedro Paulo Rolim, Roberto Pamplona Jr., Zaíra Mendes montaram mesas natalinas com produtos do legítimo artesanato cearense. Eles participaram este ano da 20ª edição da Casa Cor Ceará. O público votará para eleger as duas mesas mais criativas e de maior valorização do artesanato cearense. Os profissionais receberão certificados de participação e serão premiados.

Feirart

A 57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) contará com a participação de cerca de 200 artesãos expositores representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 79 municípios cearenses. A feira é promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participa da abertura do evento nesta quinta-feira (6), às 18 horas.

A programação da Feirart contará com oficinas de macramê, crochê e areia colorida para o público em geral, além de shows diários. Será realizada exposição de produtos frutos das capacitações realizadas em 2018 com designers em grupos artesanais de todo o Estado. Os produtos fazem parte da coleção 2018/2019 e alguns já podem ser encontrados na lojas Ceart, enquanto outros estarão disponíveis para a venda em 2019. Os artesãos cearenses passam por processo de capacitação constante. Foram capacitados e assessorados cerca de 15 mil artesãos nos últimos quatro anos com o intuito de aperfeiçoar o design dos produtos.

Conquistas do setor
O artesanato cearense é destaque no Brasil e tem o reconhecimento do governador Camilo Santana. Em 2015, o governador assegurou ao artesão cearense a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Foram beneficiados com a isenção fiscal mais de 40 mil artesãos no Estado. Para melhorar a qualidade do legítimo artesanato cearense, os produtos passaram pela Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo Ceart), que foi implantado em 2015. Foram certificados com o Selo Ceart mais de 5 mil produtos artesanais, beneficiando diretamente quase 10 mil artesãos.

Em dezembro de 2017, o Ceará ganhou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz, mais um ponto comercialização do artesanato cearense, que também está em três lojas de Fortaleza: na Matriz, na Praça Luíza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Shopping Rio Mar, além da loja localizada em Guaramiranga. A Ceart esteve em cerca de 240 eventos de promoção e comercialização do artesanato cearense deste 2015 até este ano. O Estado garantiu a participação de artesãos em feiras locais, estaduais e nacionais e ainda internacional, quando o Ceará foi homenageado na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, em Portugal, em 2017, e participa da “L’ Artigiano on Feira”, 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato, que acontece até 9 de dezembro deste mês.

 

Serviço

Exposição Natal Feito à Mão – I Mostra de Mesas Natalinas
Onde: Loja Matriz da Ceart na Praça Luíza Távora
Quando de 6 a 15 de dezembro

57ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart)

Onde: Praça Luíza Távora – Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota
Quando: de 6 a 8 de dezembro, de 17h às 22h

Shows

Quinta-feira (6) – Banda Patrulha
Sexta-feira (7) -Banda Kbra da Peste
Sábado (8) – Banda Cacimba de Aluá