Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão faz festa de Natal para crianças em tratamento

10 de dezembro de 2018 - 17:17 # # #

Suzana de Araújo Mont'Alverne Assessoria de Imprensa – CIDH/Lacen/ IPC/

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realizará nesta terça-feira, 11 de dezembro, uma festa de natal para as crianças com diabetes tipo 1. O evento será no auditório do CIDH, às 8 horas. “A comemoração tira um pouco o foco da doença, mudando a rotina daqueles que estão em tratamento”, comenta a endocrinologista e diretora clínica Marcela França.

A programação contará com uma decoração especial, palhaços, muitas brincadeiras, sorteios e até a presença do Papai Noel. Atualmente, 1.707 crianças com diabetes tipo 1 fazem tratamento no CIDH. “É um ótimo momento para que eles se confraternizem, para que as famílias se conheçam, além de deixar mais leve a relação dos pacientes com os profissionais”, reforça a endocrinologista.

O diabetes tipo 1 é caracterizado pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. E no Brasil, aproximadamente 30 mil crianças são portadoras da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sede e fome em excesso, perda de peso sem motivo aparente, cansaço, sonolência são alguns sintomas da doença.

A patologia não tem cura, mas tem controle e formas de reduzir as complicações. Entender o diabetes; adotar uma vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios; ir ao médico regularmente; monitorar os níveis de glicemia e fazer uso correto da medicação são algumas maneiras de controlar e evitar os agravos que a doença pode acarretar.

Assistência

No CIDH, a criança ou adolescente com diabetes, no primeiro momento passa pela triagem da enfermagem e em seguida é direcionada para os profissionais e serviços específicos para cada necessidade. Lá, os pequenos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo e farmacêuticos.

Serviço

Natal Infantil do CIDH
Dia: 11 de dezembro (terça-feira)
Hora: 8h
Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão
Av, Silva Paulet, 2406, Aldeota, Fortaleza