Governo do Ceará inaugura brinquedopraça em Saboeiro

10 de dezembro de 2018 - 15:08 # # # #

Esta é a 61º brinquedopraça entregue neste ano

Com foco nos benefícios dos jogos infantis para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Gabinete da Primeira-Dama, inaugura nova brinquedopraça no município de Saboeiro, na região Centro Sul, nesta segunda-feira (10). O equipamento será entregue aos pequenos do município pelo secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e pelo titular da STDS, Francisco Ibiapina.

As brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. Os espaços, voltados para crianças de dois a 12 anos, são cercados, com áreas de aproximadamente 230 m², piso anti-impacto e oito brinquedos como playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e gangorras. O investimento no equipamento é da ordem de R$ 180.000,00. A contrapartida do município é manter a praça em bom estado de uso e de conservação.

O Governo do Ceará já entregou outras 60 brinquedopraças nos municípios de Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Ubajara, Várzea Alegre, além de duas unidades em Redenção, duas em Baturité e duas em Fortaleza.

Atenção à infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Serviço

Inauguração da brinquedopraça em Saboeiro
▫ Data: 10 de dezembro (segunda-feira)

▫ Horário: 18 horas

▫ Local: Praça Mozart Claro dos Santos – Rua Maria Dolores Leal, s/n, Bairro São José