Alta estação: Cagece alerta turistas para preservação ambiental em Jericoacora

11 de dezembro de 2018 - 14:56 # # # #

A partir desta segunda-feira (10), a Vila de Jericoacoara recebe a campanha “Jeri, Eu Cuido”. Promovida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a campanha pretende movimentar a vila praiana durante a alta estação, com ações de interação social, sensibilização e informação sobre o uso responsável da água, os cuidados com o descarte adequado do esgoto, a destinação das águas pluviais e a coleta de lixo

Com foco voltado principalmente para turistas que visitam Jericoacoara, a campanha foi pensada estrategicamente para acontecer durante as férias de fim de ano, período em que o fluxo de pessoas aumenta. Com atuação educativa, a campanha sensibiliza e alerta para a responsabilidade de cada um na preservação e sustentabilidade da praia e da Vila.

Durante dois meses, agentes de interação social da Cagece vão atuar em Jericoacoara com programação especial que contará com blitze educativas, distribuição de material em estabelecimentos, além de ações lúdicas em praças e outros locais públicos.

“Apesar de ser voltada para todos os públicos, a campanha pretende chegar de forma mais incisiva juntos aos turistas que visitam a Vila. Os cuidados com a água, com o destino do esgoto, com o lixo gerado durante a estadia é responsabilidade de todos e estão diretamente ligados à preservação do meio ambiente e da própria sustentabilidade da Jeri”, explica Sâmia Andrade, coordenadora de Interação Social da Cagece.

Cartilha educativa
Ainda como parte das ações da campanha, a Cagece elaborou uma cartilha educativa que explica de forma franca e didática a importância do saneamento básico na qualidade de vida da população. A publicação, disponível nas versões português e inglês, será distribuída para toda a rede hoteleira de Jericoacoara.

O objetivo é disponibilizar a publicação nos quartos de hotéis, pousadas e hostels de Jeri. “É uma forma levar nossa mensagem para mais perto do turista. O conteúdo foi pensado com linguagem que busca dialogar com o leitor. É como uma conversa onde a gente orienta como aproveitar a estadia, sem prejudicar o meio ambiente”, explica Dalviane Pires, assessora de Comunicação da Cagece.

A publicação atenta para o fato da importância de preservação da Vila, localizada em área de um parque nacional, a partir dos cuidados com os quatro aspectos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana.

Além de estimular a responsabilidade mútua e a relação parceira entre poder público, estabelecimentos, turistas e moradores, o material também explica sobre a situação de disponibilidade de água na região e a necessidade do uso responsável para garantir a oferta de água na Vila.