Juntos por Fortaleza: Estado e Município inauguram brinquedopraça em praça requalificada

11 de dezembro de 2018 - 17:25 # # # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama do Ceará
Thiara Montefusco - Fotos

A brinquedopraça implantada em praça no bairro Jangurussu é o terceiro equipamento entregue na capital cearense

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, inauguram nesta quarta-feira (12) brinquedopraça, na Praça Tereza Neuman Zaranza Lima, conhecida como Praça do Conjunto Tamandaré, no bairro Jangurussu, que foi requalificada pela Prefeitura de Fortaleza. Esta é mais uma ação do Juntos por Fortaleza que integra esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará, em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, em convívio coletivo num único espaço.

Esta é a terceira brinquedopraça entregue na capital cearense pelo Governo do Ceará. Este ano, a Praça Marcílio Dias, na Regional Centro, e a Praça Santa Cecília, na Regional V, também receberam o equipamento. O investimento é da ordem de R$ 180.000,00. O espaço é cercado e com área de 230m² com piso anti-impacto e oito brinquedos como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. Na ocasião, o ônibus Mais Infância Ceará estará no local levando atividades para a comunidade. O evento contará com apresentações artísticas, oficinas e serviços.

Requalificação da praça

A praça foi requalificada e recebeu novos espaços e melhorias infraestruturais. Dentre as intervenções, realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, a nova Praça Amiga da Criança conta com novo paisagismo, piso, iluminação branca, cachorródromo, academia ao ar Livre, palco de atividades, paraciclo, amarelinha, pavimentação externa, área para feira e a brinquedopraca do programa Mais Infância Ceará. Durante a gestão Roberto Cláudio foram requalificadas mais de 300 praças na capital, sendo 254 delas com parquinho infantil fruto do programa Praça Amiga da Criança, idealizado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

Mais Infância Ceará

Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 61 brinquedopraças nos municípios de Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jaguaruana, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Ubajara, Várzea Alegre, duas em Baturité, duas em Fortaleza e duas em Redenção.

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Serviço

Inauguração da brinquedopraça e entrega da Praça Tereza Neuman Zaranza Lima
Data: 12/12/2018
Horário: 17 horas
Local: Praça Tereza Neuman Zaranza Lima, conhecida como Praça do Conjunto Tamandaré – Av. Castelo de Castro com Rua Gergelim, s/n, no bairro Jangurussu.