Projeto Fortalecendo Minha Comunidade: Entidades do Centro-Sul e Cariri são primeiras a receber insumos

11 de dezembro de 2018 - 15:15 # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

A noite desta segunda-feira, 10, foi de comemoração para centenas de pessoas atendidas por 18 entidades com atuação comunitária localizadas nos municípios de Acopiara, Crato, Farias Brito, Iguatu, Juazeiro do Norte, Milagres e Várzea Alegre. Representantes das instituições receberam os insumos necessários para a efetivação das atividades contempladas na segunda edição do projeto de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A solenidade de entrega dos insumos foi realizada no auditório do Centro Administrativo de Acopiara, sob a coordenação do secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida. Também estiveram presentes o ex-deputado Marcelo Sobreira, representando a deputada estadual Mirian Sobreira; a vice-prefeita de Acopiara, Ana Patrícia; a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes; o vereador Marcelo Barbosa, representando o Legislativo de Acopiara; os vereadores iguatuenses Jaquim do pezão e Vicente Rinaldo; e a vereadora de Quixelô, Verilândia. além de lideranças comunitárias das regiões Centro-Sul e Cariri.

As 18 entidades selecionadas no Centro-Sul e Cariri têm atuação comunitária nos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento com foco na prevenção ao uso de drogas e lazer.

As instituições beneficiadas foram: de Acopiara – Associação Comunitária dos Pequenos Produtores da Vila Umari, Associação São João Batista dos M. e Prod. de V.M.E St. Campestre, Associação Comunitária dos Pequenos Produtores da Vila Jatobá, Associação dos Produtores Rurais do Sítio Cutia, Associação Comunitária de Araras e Associação dos Produtores da Região da Serra Nova; do Crato – Associação Filhos Amados do Céu e Associação da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais do Município do Crato (Agrifermuc); de Farias Brito – Jovens da Betânia Unidos em Cristo (Jobuc); de Iguatu – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Ceará (Idesc), Associação dos Moradores do Bairro João Paulo II, Associação River Plate Futebol Clube, Associação W Judô e Associação de Desenvolvimento Comunitário de São José de Vila Barreira dos Pinheiros; de Juazeiro do Norte – Associação Capoeira de Rua; de Milagres – Sociedade de Assistência à Criança (Soaf); e de Várzea Alegre – Associação Comunitária de Várzea Alegre (Acomva).

Em seu discurso, o secretário Will Almeida enumerou os eixos de atuação da SPD e a ênfase da pasta para programas e projetos de prevenção às drogas, a exemplo do Fortalecendo Minha Comunidade. “Sem dúvida, trata-se de um dos principais projetos efetivados pela SPD no Ceará”, disse, aproveitando para agradecer o apoio fundamental do governador Camilo Santana à pasta e a realização de ações que impactam na prevenção às drogas. “É de grande importância a entrega de obras que melhoram a vida das pessoas, proporcionando bem-estar e uma vida saudável, sem drogas e sem violência, a exemplo das areninhas e das escolas de tempo integral”.

As demais autoridades que falaram ao público durante a solenidade enalteceram a iniciativa preventiva do governo do Estado, através da SPD, configurada no apoio às ações desenvolvidas por ONGs, associações e entidades não públicas que têm atuação comunitária. Ainda no evento, a gerente do Projeto Juventude do Futuro da Secretária, Natália Alexandre, abordou a importância da prevenção às drogas e apresentou a cartilha educativa “Diálogo para prevenção”, a ser utilizada pelas instituições contempladas no Projeto Fortalecendo Minha Comunidade. A publicação aborda a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas de forma lúdica e interativa, com linguagem simples para um fácil entendimento pelos leitores, contribuindo em escolhas saudáveis e seguras para a vida.

O Fortalecendo Minha Comunidade é um projeto de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. A ideia é fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.

O projeto não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas, que recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, deverão fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD. Em sua segunda edição, o Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará 25 projetos desenvolvidos em 11 municípios cearenses, quais sejam, Acopiara, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Farias Brito, Massapê, Milagres, Várzea Alegre e Quixelô.

A entrega dos insumos da segunda edição do Projeto Fortalecendo Minha Comunidade terá prosseguimento por parte da SPD, contemplando entidades dos municípios de Fortaleza, Sobral e Massapê.