Saboeiro recebe a 61ª brinquedopraça entregue pelo Governo do Ceará

11 de dezembro de 2018 - 11:12 # # #

Wilson Zanini Gestor de Reportagem
Tiago Stille e Rogério Rodrigues Foto

A região Centro Sul recebeu em festa, na noite desta segunda-feira (10), mais uma brinquedopraça. Desta vez, Saboeiro foi o município contemplado com o 61° equipamento entregue em 2018.

O secretário titular da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Francisco Ibiapina, participou da festa e representou o governador Camilo Santana e a primeira-dama, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância. “O Programa Mais Infância tem na brinquedopraça um dos seus pilares, que é o Tempo de Brincar. Apesar de trabalharmos com outros pilares, como o Tempo de Estudar, o Tempo de Crescer e o Criança Feliz, aqui é propiciado um espaço onde a criança pode se desenvolver através das atividades lúdicas”, explicou Ibiapina.

Segundo o secretário, a importância do equipamento ultrapassa as fronteiras de ser um simples espaço de lazer para as crianças. “Esses brinquedos foram pensados de uma forma única. Servem para a criança socializar, mas também serve para que sejam fortalecidos os vínculos familiares e comunitários, para que se crie uma grande rede de proteção social para as nossas crianças”, concluiu.

“Só temos a agradecer ao Governo do Estado, este lindo equipamento, para que as crianças de Saboeiro tenham um pouco de lazer”, comentou emocionado, José Gotardo dos Santos, prefeito da cidade.

A brinquedopraça

O espaço é voltado para crianças de dois a 12 anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. São 230m² de área cercada, com piso anti-impacto e oito brinquedos, como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Para tanto foram empregados recursos de R$ 180.000,00.

Na ocasião do evento de inauguração, Francisco Ibiapina anunciou, já para janeiro ou fevereiro de 2019, o retorno do Cartão Mais Infância, que beneficiará principalmente as crianças que se encontram em uma situação mais vulnerável.

Benefício para os moradores

Avô de 10 netos e morador de Saboeiro, Manoel de Souza, de 68 anos, comemorou a inauguração da brinquedopraça. “É muito bom para as crianças da cidade e para todos que moram em Saboeiro. As crianças da cidade nunca viram um parquinho desses e hoje elas têm esse lugar de lazer e de brincar. Eu tenho 10 netos, todos de 11 anos abaixo e todos vão aproveitar muito”, disse o agricultor.

Presentes ao evento a primeira-dama de Saboeiro, Tânia Martins; Ernani Júnior, presidente da Câmara Municipal; deputado estadual Fernando Santana e autoridades locais.