Semace renova ação conjunta com Banco Mundial

12 de dezembro de 2018 - 16:29 # # #

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Banco Mundial renovaram a ação conjunta que mantêm, desde de 2016, para melhorar os processos de licenciamento ambiental na autarquia. A parceria é parte do esforço realizado pelo Banco junto ao Governo do Ceará, para tornar o ambiente de negócios do Estado mais simples e atrativo a novos investimentos.

O plano inciado em 2016 prevê ampliar a previsibilidade e a transparência dos processos, até 2020. Também está planejada a realização de uma nova pesquisa de satisfação com usuários que já pediram ou que estão pedindo licenças. O objetivo é identificar pontos a serem melhorados no serviço. A amostra é de 5,5 mil usuários e os questionários serão respondidos pela internet.

“A gente objetiva dar mais previsibilidade na relação com os usuários, para que possam tomar as decisões adequadas, respeitando a legislação e os prazos ambientais”, explica o gerente do Escritório de Projetos da Semace, Tiago Bessa. “O empreendedor deve colocar, no plano de negócio do empreendimento, os prazos da legislação ambiental e os custos envolvidos”, completa.

Parceria

A Semace foi escolhida pelo Banco Mundial para representar o Brasil no projeto-piloto de melhoria de ambientes de negócio em órgãos públicos. Em contrapartida, o Banco oferece gratuitamente consultoria técnica de nível internacional.

Uma pesquisa de satisfação, a virtualização dos processos de licenciamento, um atendente virtual orientado por inteligência artificial e um painel eletrônico indicativo do tempo médio da tramitação dos pedidos estão entre os avanços proporcionados em dois anos de parceria.