Aplicação de recursos do FIT em 2018 foi a maior desde o início do programa

13 de dezembro de 2018 - 16:27 # # # #

Durante reunião do Cogefit, conselheiros aprovaram a execução dos recursos do FIT 2018

O nivel de execução dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), investimento do Governo do Ceará em ações de apoio a inovação empresarial, inteligência na segurança pública e pesquisa científica e tecnológica, foi o maior desde o início de vigência do Fundo, em 2004. O resultado, obtido através de esforço conjunto da Secitece e da Funcap para dar oportunidade às centenas de projetos de inovação de empreendedores do Ceará, foi exposto hoje na reunião do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit), realizada na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Superior (Secitece), presidida pela secretária Nágyla Drumond.

Um total de R$ 24.737.460,34 foram aplicados, o que representa 85,43% do previsto para o ano. A expectativa é de que até o fim de dezembro este percentual chegue a aproximadamente 90%, já que alguns programas ainda estão em andamento e recebendo recursos. Para 2019, estão garantidos, via lei orçamentária aprovada na Assembleia Legislativa, R$ 21.352.342,00.

Durante a reunião, a secretária Nágyla e o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, destacaram que na gestão do governador Camilo Santana o termo “inovação” passou a ser incorporado no repertório da gestão pública de forma mais ampla, garantindo que o conjunto do governo debata o assunto e implemente ações de maneira mais integrada.

Ressaltaram também o compromisso do Governo do Ceará de destinar 1,01% da receita tributária líquida do Estado para a Funcap, neste ano de 2018, devendo chegar a 2% dessa receita, gradativamente, em um período de 10 anos. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de 3 bilhões de reais para a ciência e tecnologia.

Ainda durante a reunião do Cogefit, os conselheiros debateram a possibilidade de novas formas de ampliação do FIT, como por exemplo, uma política de incentivos fiscais conectada aos investimentos em inovação.

As contas do FIT para 2018 foram aprovadas pelo Conselho, que recomendou o agendamento da próxima reunião para o início do exercício de 2019, com o objetivo de planejar com o máximo de antecedência a execução dos programas que já estão em andamento e dos que forem aprovados.

O Cogefit é composto pelos seguintes membros:

– Nágyla Maria Galdino Drumond

Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Presidente do Conselho de Gestores do FIT (Cogefit)

– Tarcisio Pequeno

Presidente da Funcap

– Francisco José Moura Cavalcante

Secretário Executivo da Casa Civil

– José Patrício Pereira Melo

Presidente do CRUC – Conselho de Reitores das Universidades Cearenses

– José Sampaio de Souza Filho

Presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

– Alexandre Adolfo Alves Neto

Secretário Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)