Vigilância em Saúde reúne profissionais em encontro estadual

14 de dezembro de 2018 - 11:13 # # #

Fátima Holanda - Assessoria de Comunicação da Sesa

Foi encerrado nesta quinta-feira (13) o V Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, com a apresentação dos Planos de Vigilância e Controle de Doenças e Agravos e a Premiação da V Mostra Estadual. “Nós estamos fazendo as ações mais simples de todas, não que elas não tenham complexidades na sua operação de realização. É justamente através do simples que muitas vezes temos os melhores resultados”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, sobre o desempenho das equipes e indicadores apresentados.

O encontro começou na última terça-feira (11), na Escola de Saúde Pública, com a participação de técnicos da vigilância em Saúde dos 184 municípios do Estado, egressos do EpiSUS Fundamental, coordenadores das Regionais de Saúde e profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Ao todo, 350 profissionais debateram vigilância em saúde no Estado durante três dias.

“Contamos com um fator ímpar que foi a participação dos municípios. Esse é um momento importante porque conseguimos visualizar qual é a real situação do cenário epidemiológico, mas também do alcance de metas e de indicadores pactuados. Conseguimos acompanhar a performance da melhoria dos municípios e das coordenadorias regionais de saúde. Esse momento de partilha é importante porque os municípios conseguem agregar conhecimento”, declarou a coordenadora da Vigilância em Saúde do Ceará, Daniele Queiroz.

Durante o encontro foram apresentados 69 banners e 16 apresentações orais sobre experiências da vigilância em saúde no Ceará, onde foram premiados quatro banners e três apresentações orais. Um dos vencedores na apresentação oral foi Sidrônio Ferreira, coordenador do projeto das Salas de Situações em Saúde nos postos de Fortaleza. Ele apresentou a estratégia de implantação das salas de situação na atenção primária à saúde no município de Fortaleza.

Sidrônio destacou o trabalho na atenção básica, que é o monitoramento da saúde das pessoas no território. “Temos o monitoramento desde a gestante ao nascimento, ao adoecimento, chegando ao óbito. Esse trabalho é feito através dos sistemas de informação onde dentro da própria unidade básica de saúde estratificamos tudo que ocorre no território e encaminhamos para os profissionais de saúde para tomada de decisão”, explicou.