STDS e JA Ceará formam 240 jovens no Projeto Empreendedor Criativo

19 de dezembro de 2018 - 17:52 # # #

Ascom STDS

Conhecimento, qualificação profissional e vontade de empreender são fatores essenciais para a geração de trabalho e renda. Nesta quinta-feira (20), 240 novos profissionais com esse perfil recebem os certificados de conclusão de curso do Projeto Empreendedor Criativo, ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Associação JA Ceará. Os formandos de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Redenção fazem parte de um total de 1.000 jovens atendidos também nos municípios de Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Baixio, Cedro, Camocim, Baturité, Quixadá, Ibicuitinga e Senador Pompeu.

Direcionado a alunos concludentes de cursos de qualificação profissional promovidos pela STDS, o projeto teve duração de um ano e proporcionou, a jovens entre 15 e 29 anos, experiência prática na organização e na operação de uma empresa, preparação para o mercado de trabalho, perspectivas e gestão de carreira, bem como planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional. O projeto pedagógico consiste na metodologia Aprender-Fazendo, da JA Ceará, que traça, na prática, cenários e oportunidades para o desenvolvimento juvenil. Em 2018, a oferta de vagas foi ampliada e o Empreendedor Criativo atenderá 2.000 jovens.

Participam da solenidade de formatura do projeto o titular da STDS, Francisco Ibiapina; o diretor-presidente da Associação JA Ceará, Igor Queiroz Barroso; e o ex-secretário da STDS, Josbertini Clementino, que será, na ocasião, paraninfo da turma de formandos. A cerimônia de formatura do Empreendedor Criativo será realizada no Auditório João Frederico Ferreira, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Sobre a JA Ceará

Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário.

São Gonçalo do Amarante

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza ainda esta semana, no próximo sábado (22), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza, a formatura de mais 52 jovens qualificados pelo Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Aprendiz. Na ocasião, serão apresentados outros 65 novos participantes do projeto, cujas capacitações são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal. A solenidade acontecerá na Escola Maria do Socorro Gouveia, a partir das 9 horas.

A linha Jovem Aprendiz atende estudantes, entre 16 e 22 anos, da 3ª série do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os jovens participam de cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, são inseridos em empresas privadas. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19/12/2000.