Governo ultrapassa marca de 15 mil militares promovidos em apenas quatro anos

21 de dezembro de 2018 - 13:27 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Marcos Studart - Fotos

Nesta sexta-feira (21), 1.755 policiais e bombeiros militares foram promovidos, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará
O governador Camilo Santana sancionou, em 2015, a lei de sua autoria que permite o fluxo contínuo nas carreiras das corporações. Uma reivindicação histórica das forças militares do Estado. Desde então, nos últimos quatro anos, o Governo do Ceará efetuou a promoção de 15.128 profissionais, entre policiais e bombeiros militares. A marca foi alcançada nesta sexta-feira (21), quando mais 1.755 ascenderam na carreira em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará.

A solenidade envolveu promovidos de todas as regiões do Estado, sendo 1.688 policiais e 67 bombeiros. Destes, serão 1.616 promovidos administrativamente e outros 139 na modalidade “promoção requerida”, por meio da qual os militares entram com o processo de reserva e se aposentam com uma patente acima da que desempenhavam – outra conquista da nova lei de 2015.

Diante dos profissionais beneficiados e de seus familiares presentes, o governador Camilo Santana destacou o empenho diário dos policiais e dos bombeiros pela garantia da segurança da população cearense. O chefe do Executivo também garantiu que o Estado continuará investindo em melhorias fundamentais para a corporação.

width=

“Eu tenho muita honra de, no meu governo, já no primeiro ano, ter aprovado a nova lei de promoções para a Polícia Militar e para o Corpo dos Bombeiros, depois a nova carreira da Polícia Civil. Estamos reestruturando o sistema de Segurança Pública, e a valorização do policial é uma forma de reconhecer o seu papel. Antes, o militar muitas vezes demorava 15 ou 20 anos para conquistar uma promoção. Hoje eles já sabem, desde que entram na corporação, a data que serão promovidos.”

Também acompanharam o evento das promoções a vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, além de autoridades policiais e lideranças políticas.

Para o secretário André Costa, a vitória de cada militar é resultado de políticas públicas que pensam na Segurança Pública com olhar humano e focado em assegurar boas condições de trabalho aos policiais e bombeiros.

“A gente investe bastante em tecnologias, olha muito a questão da logística. Garantimos viaturas, armamentos para os nossos policiais. Estamos melhorando as bases, reformando destacamentos no Interior, construindo novas delegacias. Mas, mesmo diante de tudo isso, a gente sabe que o mais importante é o nosso capital humano. São para os nossos profissionais que temos o nosso principal olhar e principal cuidado. São eles que mantêm a segurança das pessoas nas ruas”, disse o titular da SSPDS.

Orgulho e motivação

width=

Com mais de 10 anos de serviço na PM, Cláudia Riveli diz que ganha novo fôlego e mais motivação para o ofício que desempenha. Nesta sexta-feira, ela foi promovida a capitã. “Isso foi muito importante para os oficiais e para os praças. Eu já esperava essa conquista há algum tempo e ela agora chega num momento muito importante. Hoje todos temos um incentivo a mais para continuar trabalhando dando o nosso melhor.”

Marcio Ferreira entrou na Polícia Militar em turma formada em 1998. Ao longo de sua carreira de duas décadas, foi extensa a luta para subir de patente. Mas em 2015 tudo mudou: apenas nos últimos quatro anos, ele recebeu duas promoções, e hoje é primeiro sargento. “Esperamos muitos anos para sermos promovidos pela primeira vez. Por isso, essa lei veio para melhorar e muito a nossa situação. Estamos por merecimento recebendo esta promoção.”

Lei muda perfil das corporações

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano caso a nova lei não tivesse sido proposta.