Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza completa quatro anos de funcionamento

26 de dezembro de 2018 - 15:39 # # # #

Ascom SPD

Principal equipamento de acolhimento disponibilizado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza completou, neste mês, quatro anos de pleno funcionamento. Desde a inauguração, foram realizados cerca de oito mil atendimentos presenciais.

No CRD Fortaleza, pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares são acolhidos e orientados sobre prevenção, tratamento e reinserção social e profissional. O atendimento é gratuito e sem necessidade de agendamento, incluindo, ainda, encaminhamentos à rede sócioassistencial e de apoio, bem como a comunidades terapêuticas, além da oferta de orientações.

O equipamento funciona no andar térreo da sede da SPD, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Atualmente, são realizados, em média, 170 atendimentos presenciais/mês.

O procedimento inicial no CRD Fortaleza é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é encaminhado para atendimento especializado por parte de um psicólogo ou assistente social. A partir da identificação do perfil do usuário pelo profissional, é realizado o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou a rede de apoio.

Outra opção de encaminhamento disponibilizada são Comunidades Terapêuticas (CTs), instituições que atuam na forma de prestação de serviço de acolhimento e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Além do atendimento presencial no CRD Fortaleza, o público também pode obter informações / orientações profissionais através do telefone 0800.2751475.

O atendimento ao público pelo CRD Fortaleza também ocorre através de uma unidade móvel. O veículo permite levar os serviços para as diversas localidades do Estado. O veículo foi projetado para oferecer espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por problemas devido ao uso de drogas e/ou por ter um caso na família ou conhecido que necessidade de cuidados especiais.

Nas localidades visitadas, os profissionais do CRD Fortaleza realizaram, também, o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade, através de palestras e rodas de conversa, bem como reuniões com gestores e capacitação para profissionais envolvidos com a temática das drogas, com ênfase na prevenção. O veículo também funciona como ponto de apoio para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da SPD.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, enfatiza a importância da prevenção às drogas, sobretudo junto aos jovens, trabalho que vem sendo efetivado pela SPD. O gestor lembra que a dependência química é uma inimiga silenciosa nas residências, que precisa ser evitada. Will Almeida diz que tem crescido o número de pessoas que buscam acolhimento no CRD Fortaleza e destaca a possibilidade do atendimento através do telefone 0800.2751475.

Serviço

Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte à praça do Colégio Liceu do Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475