STDS forma 52 novos profissionais em São Gonçalo do Amarante

27 de dezembro de 2018 - 16:57 # # # #

Assessoria de Comunicação da SSPDS - (85) 3101.2089 / 2099 / (85) 98878.8510

Os jovens foram qualificados pelo Primeiro Passo no curso de Assistente Administrativo. Ainda durante a solenidade, foram apresentados mais 65 participantes do projeto no Município

Às vésperas do Novo Ano, novas oportunidades de trabalho e de vida se abrem para 52 jovens concludentes do curso de Assistente Administrativo, do projeto Primeiro Passo, na modalidade Jovem Aprendiz, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza. A entrega dos certificados aos formandos foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), pelo titular da STDS, Francisco Ibiapina; pelo prefeito de São Gonçalo, Cláudio Pinho; e o deputado federal André Figueiredo.

Na solenidade, realizada na Escola Maria do Socorro Gouveia, o secretário Ibiapina anunciou os 65 novos participantes do programa no Município. “Dos formandos, pelo menos dez já se encontram empregados em empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”, revelou Ibiapina, ao parabenizar os jovens presentes. “Reconhecemos o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de São Gonçalo, o que muito justifica a parceria realizada entre a STDS, o Município e as empresas que vêm oportunizando empregos à juventude de São Gonçalo”, acrescentou Ibiapina.

“Aqui é só o começo”

Atendidos na linha Jovem Aprendiz, que abrange estudantes de 16 a 22 anos, em curso ou que já tenham concluído o Ensino Médio, os jovens de São Gonçalo do Amarante participaram de aulas de iniciação profissional e, simultaneamente, foram inseridos em empresas privadas. “O mais importante em tudo na nossa vida é perseverar. Aqui é só o começo, portanto o nosso futuro só depende de nós”, declarou o formando e orador da turma Isaac Mesquita Florêncio. Os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pelas empresas, de acordo com a Lei de Aprendizagem nº 10.097, de 19/12/2000.

“Hoje é dia de festa porque estou diante de jovens que tiveram a sua vida transformada pela capacitação, pela qualificação profissional. Esse é o primeiro passo, portanto aproveitemos essa oportunidade”, declarou a secretária de Ação Social de São Gonçalo, Maria Vênus de Andrade. O Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade sociais, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Atua em três linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará.

Linhas de Ação

Além do Jovem Aprendiz, o projeto desenvolve a linha de ação Jovem Estagiário para jovens de 16 a 21 anos, estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que recebem encaminhamento para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano, sendo remunerados pela empresa. Os alunos recebem acompanhamento e fardamento, participando também de oficinas de orientação para o trabalho.

Na linha Jovem Bolsista são atendidos estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental e Médio ou EJA III e EJA IV, entre 15 e 29 anos. Os participantes, que são remunerados pelo Governo do Ceará, recebem do projeto, ainda, bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e fazem cursos de iniciação profissional no período de três meses.