Projeto Fortalecendo Minha Comunidade: SPD conclui entrega de insumos para instituições selecionadas na edição 2018

28 de dezembro de 2018 - 14:54 # #

Ascom SPD

“Vale a pena lutar pelo outro, ajuda o próximo. Com apoio, podemos conseguir mais benefícios e fazer muito mais por quem precisa”, disse a colaboradora do Projeto Olhar na Gente, desenvolvido pela Associação Comunitária José Monteiro dos Moradores da Serra do Rosário, situada no município de Sobral. A instituição foi uma das 25 entidades contempladas na edição 2018 do projeto de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade, implementado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A entrega dos insumos à associação, por parte da SPD, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria. Outras cinco instituições localizadas em Fortaleza, Sobral e Massapê também foram beneficiadas. A coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Sandra Lira, esteve à frente da programação. O momento foi de intensa alegria, com manifestações de agradecimento e elogios à iniciativa da SPD e ao Governo do Estado. Os insumos são fundamentais para a efetivação dos projetos comunitários por parte das entidades.

Padre Dantas coordena a ONG Ordem da Misericórdia de Jesus. “A iniciativa da SPD contempla o Projeto Amo Cuidar e beneficiará 50 crianças carentes. Esse apoio é muito importante pra nós, pois proporciona a ampliação de oportunidades e de aprendizado”, afirmou. Lucélia Nobre é colaboradora do instituto Ação e Reação, de Massapê. Para ela, o recebimento de insumos para os beneficiários é um ganho fundamental na medida em que fortalece a associação para dar continuidade à sua atuação comunitária e de promoção da cidadania.

As demais entidades selecionadas na edição 2018, localizadas em municípios do Centro-Sul e Cariri, já haviam recebido os insumos em evento realizado no município de Acopiara, no último dia 10 deste mês. As 25 instituições beneficiadas este ano têm atuação comunitária nos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento com foco na prevenção ao uso de drogas e lazer.

As instituições que receberam os insumos na sede da SPD foram: de Fortaleza – Ordem da Misericórdia de Jesus, Associação Resgatando Sonhos e Associação Cearense JBS de Atletismo; de Sobral – Assembleia de Deus Pentecostal Luz para as Nações e Associação Comunitária José Monteiro dos Moradores da Serra do Rosário; e de Massapê – Instituto Ação e Reação. Entre os materiais entregues estavam instrumentos musicais, bolas, uniformes de futebol, kits para balé, coletes e outros.

Além dos insumos, os representantes da instituições receberam a cartilha educativa “Diálogo para Prevenção”, a ser utilizada como apoio nas atividades preventivas às drogas junto aos beneficiários dos projetos selecionados pela SPD. A publicação aborda a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas de forma lúdica e interativa, com linguagem simples para um fácil entendimento pelos leitores, contribuindo em escolhas saudáveis e seguras para a vida.

Em sua fala durante o evento, a coordenadora Sandra Lira fez um breve histórico dos benefícios alcançados com o Projeto Fortalecendo Minha Comunidade, destacando que a iniciativa da SPD reforça ações comunitárias que impactam na prevenção às drogas em diversos territórios. “A prevenção é o principal eixo de atuação da Secretaria”, reforçou.

O projeto

O Fortalecendo Minha Comunidade é um projeto da SPD de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. A ideia é fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.

O projeto de prevenção não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas, que recebem, diretamente, materiais e bens. Em contrapartida, devem fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD.

Em sua segunda edição, o Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará 25 projetos desenvolvidos em 11 municípios cearenses, quais sejam, Acopiara, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Farias Brito, Massapê, Milagres, Várzea Alegre e Quixelô.