Aeroporto de Aracati recebe certificação operacional

31 de dezembro de 2018 - 10:52 # # #

O Aeroporto de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, já está apto a receber voos comerciais. A certificação que autoriza esse tipo de operação foi assinada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC nesta sexta-feira (28). O documento é emitido após o operador aeroportuário, no caso o Departamento Estadual de Rodovias – DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará – Seinfra, prover os requisitos de infraestrutura e segurança exigidos pela ANAC para operação de voos no local. De acordo com o gerente de aeroportos daquela Autarquia, Cel. Paulo Edson Ferreira, a portaria será publicada até o próximo dia 31 no Diário Oficial da União.

“No conjunto da certificação está a operação de voos por instrumentos – IFR, o que garante a operação de pouso e decolagem de aeronaves em condições de tempo e visibilidade desfavoráveis. Era o que faltava para o Aeroporto de Aracati começar a receber voos domésticos comerciais”, destaca Paulo Edson.

A Azul já informou que, a partir de fevereiro de 2019, iniciará a operação com três frequências semanais, saindo de Recife para Aracati, com escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Com a operação comercial, o Aeroporto de Aracati vai proporcionar uma nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati. O equipamento irá deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, já que receberá voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.