Posto de coleta do Hemoce atende de segunda a sábado na Praça das Flores

7 de janeiro de 2019 - 15:50 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce - Natássya Cybelly

Há nove meses, a população conta com um novo posto de coleta do Hemoce em Fortaleza. Quem mora na Aldeota ou próximo ao bairro tem a oportunidade de doar sangue mais perto de casa. Localizado na Praça das Flores, a nova unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, atende de segunda a sábado, das 8 às 14 horas. Até 5 de janeiro, 978 doações de sangue já foram realizadas no local.

“Achei muito bom o novo posto. Para quem gosta de doar é aconchegante, tem um bom atendimento e boa localização. Já doei 35 vezes e três delas foram no posto da Praça das Flores. Doava sempre na sede, que fica um pouco distante. Com esse novo equipamento, facilitou muito o acesso, ficou mais próximo da minha casa e do meu trabalho. Nos primeiros dias após a inauguração já estava doando lá”, diz Valdelucio Magalhães, que mora no São João do Tauape e há 19 anos doa sangue regularmente.

O posto de coleta na Praça das Flores começou a funcionar em abril do ano passado e tem a capacidade de receber até 40 doações diárias. Além do serviço de coleta de sangue, há o cadastro para doação de medula óssea. Na capital cearense, a população também pode doar na sede do Hemoce ou no posto de coleta no IJF.

“A necessidade de expandir os locais de coletas faz parte do Programa Hemoce Perto de Você. O posto da Praça das Flores atende a região da Aldeota e o local foi escolhido em virtude de muitas solicitações da população. Quem reside ali tem dificuldade de acesso à sede do Hemoce, já que a nossa sede e o posto do IJF ficam mais próximos do Centro”, comenta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.

Com 35 anos de funcionamento o Hemoce é responsável em atender 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Todas as doações que acontecem no Hemoce atendem 184 municípios e mais de 480 serviços. A gente é responsável pelo atendimento em mais de 16.000 leitos no estado. Todos os leitos públicos e os leitos privados no interior, fora de Fortaleza, todos são de atendimento do Hemoce”, explica Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Doe sangue

Em Fortaleza, o Hemoce conta com três pontos fixos, o hemocentro coordenador, o Posto de Coleta no IJF e a unidade na Praça das Flores. No interior do estado, há hemocentros regionais em Quixadá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral. O Hemoce também tem o serviço diário de coleta externa, cuja equipe vai ao encontro da população.

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce.