Saúde promove serviços sobre hanseníase na Praça do Ferreira

4 de fevereiro de 2019 - 13:23 # # # #

Helga Rackel Assessoria de Comunicação da Sesa

Em continuidade à programação da campanha Janeiro Roxo, a Secretaria da Saúde do Ceará promoverá uma manhã de prestação de serviços na Praça do Ferreira, nesta quarta-feira (6). A ação será das 6 às 12 horas, realizada em parceria com entidades públicas e civis. A campanha é de prevenção e combate à hanseníase.

Quem passar pelo Centro de Fortaleza terá acesso a serviços gratuitos na praça. O público poderá entender melhor sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Haverá também avaliação com enfermeiro, atendimentos com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

De acordo com Gerlania Martins, articuladora do Programa de Hanseníase do Ceará, as atividades ocorrem até 23 de fevereiro. “E darão visibilidade ao tema contribuindo para fortalecer a atenção integral para o cuidado com as pessoas atingidas pela doença”, ressalta.

Ainda na Praça do Ferreira, ações educativas e informativas e jogos também estão programados para a comunidade no dia 6. “Atividades lúdicas alusivas ao tema hanseníase para quebrar o preconceito e o estigma”, diz Gerlania.

No dia 23, será o seminário acadêmico, das 8 às 18 horas, no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará (Crefito).

Sobre a doença

Doença crônica e infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), a hanseníase não é hereditária e a evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

A transmissão se dá entre pessoas. Ao sinal dos primeiros sintomas como manchas brancas ou avermelhadas na pele e perda de sensibilidade, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Neste ano, até 26 de janeiro, o Ceará confirmou 26 casos de hanseníase. Em 2018, o estado notificou 1.414 casos novos.

Serviço:

Ação sobre hanseníase na praça
Dia: 6 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 6 às 12 horas
Local: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, Centro, Fortaleza)