Ceará amplia em 30% os beneficiários do Programa Primeira Infância no SUAS

5 de fevereiro de 2019 - 16:36 # # #

Carlos Eugênio - Assessoria de Comunicação e Eventos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos - SPS
(85) 98878.8510 / (85) 3101.2089 / 2099 - imprensa@sps.ce.gov.br

Secretária Socorro França reúne gestores de 90 municípios para realinhar metas

O Ceará ampliou em 30% os beneficiários do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. O número total passou de 42.400 para 55.000, nos últimos três meses, o que representa um acréscimo de 12.600 novas pessoas assistidas no Estado. Para discutir e alinhar a execução das novas metas do Programa, a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, reúne na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, no auditório da Pasta, coordenadores e técnicos do programa de 90 municípios cearenses.

Com o apoio da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, idealizadora do Mais Infância Ceará, o Criança Feliz segue promovendo o desenvolvimento infantil no Estado. O programa prioriza gestantes e crianças de zero a 3 anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Passo a passo, estamos mudando a realidade de milhares de famílias pobres do nosso Estado. Mães que antes não tinham nenhum acompanhamento voltado para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, agora entendem a importância da brincadeira e do afeto para o desenvolvimento de suas crianças”, declara a coordenadora do Programa no Ceará, Silvana Simões.

Na reunião, a gestora apresentará as portarias nº 2.496/2018, nº 2.600/2018 e nº 2.601/2018, que explicam o funcionamento do Programa, além de compartilhar informações sobre o Prontuário SUAS eletrônico. “Nós conseguimos integrar ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura e educação. Nossa meta é atender um número cada vez maior de pessoas, possibilitando uma infância feliz e um futuro digno aos nossos pequenos”, acrescenta Silvana Simões.

Novos Atendimentos

Dentre os 182 municípios contemplados no Programa, 90 conseguiram dobrar a meta de atendimento, são estes: Abaiara, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Antonina do Norte, Ararendá, Aratuba, Assaré, Aurora, Banabuiú, Barbalha, Barro, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Cedro, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Farias Brito, General Sampaio, Graça, Granja, Hidrolândia, Ibaretama, Ibiapina, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Marco, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milagres, Mombaça, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacujá, Palmácia, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potiretama, Quiterianópolis, Quixelô, Redenção, Russas, Saboeiro, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Tianguá, Umirim, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Em pouco mais de dois anos, o Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz registrou mais de 9 milhões de visitas em 2.400 municípios do País e vem se consolidando como a maior experiência de atenção à primeira infância no mundo, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Primeira Infância no SUAS / Criança Feliz

Lançado no Ceará, em junho de 2017, o Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz tem como objetivo fortalecer vínculos afetivos e familiares por meio do desenvolvimento humano, através do acompanhamento e evolução infantil integral na primeira infância, além de promover o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a políticas e serviços públicos.

Implementado em parceria com Estados e municípios, o Programa tem como base as visitas domiciliares, que são realizadas por equipes municipais, capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

Prontuário SUAS

O Prontuário Eletrônico do SUAS é uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida.

Programação

8h: Credenciamento

8h30: Abertura

9h: Explanação interativa das Portarias nº 2.496/2018, nº 2.600/2018 e nº 2.601/2018

10h30: Informações sobre Prontuário do SUAS Eletrônico.

11h30: Encerramento

Serviço:

Data: 06 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Auditório Lena Cristina Pinheiro Sá (sede da SPS) – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora