Praia Acessível realizou mais de 5 mil atendimentos em Fortaleza e Caucaia

8 de fevereiro de 2019 - 11:04 # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama do Ceará
Marcos Studart, Ariel Gomes e Lia de Paula - Fotos

Com idealização do Governo do Ceará e o objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, o Praia acessível já realizou mais de 5 mil atendimentos em Fortaleza e Caucaia até o fim de janeiro. A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

No Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza, foram atendidos 4.880 usuários de abril de 2016 ao fim de janeiro, onde o Governo do Ceará conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata. Já na Praia do Cumbuco, em Caucaia, foram realizados 312 atendimentos de junho de 2018 a janeiro de 2019. Nesse caso, o governo estadual tem como parceiros a Prefeitura de Caucaia e o Cumbuco Beach.

O Ceará se tornou referência no Brasil com o Praia Acessível. “Pessoas de outros estados estão vindo passar as férias aqui para conhecer e aproveitar o projeto, que também já mudou a vida de muitos cearenses, que antes não tinham acesso ao mar e hoje frequentam o projeto semanalmente. É uma alegria muito grande perceber como o Praia Acessível trouxe mudanças na realidade de muitas famílias cearenses, que hoje podem aproveitar o lazer da praia e ter a convivência com outras pessoas na mesma realidade”, ressaltou a primeira-dama Onélia.

O projeto já conquistou também o coração de turistas de fora do país. O aposentado português Domingos Chamorra, de 76 anos, saiu da Europa para uns dias de férias em Fortaleza e resolveu ficar de vez na capital cearense, por causa do projeto. Ele teve acesso à ação e disse que não volta mais para sua terra natal. “Antes eu não conseguia mexer os braços e tinha dificuldade de locomoção. Com a ajuda desses profissionais e o calor do Ceará, hoje consigo fazer essas atividades com mais facilidade. Os médicos, que me acompanham, orientam que não deixe mais de participar do projeto, pois está auxiliando muito no tratamento e, por isso, resolvi morar aqui”, salienta.

Alta estação

O Projeto Praia Acessível ampliou os dias de funcionamento na alta estação para atender as férias escolares e à demanda turística, durante o período de alta estação, passando a atender diariamente, de segunda a segunda, das 9 horas às 13 horas. Cerca de 470 pessoas foram atendidas nas duas estações do Praia Acessível durante a alta estação, sendo 97 pessoas na Praia do Cumbuco, em Caucaia, e 369 em Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza.

A ação oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos da Prefeitura, foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.

 

Serviço

Funcionamento do Projeto Praia Acessível

Dias: Quarta a domingo
Horário: 09h às 13h
Local: Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho) / Cumbuco – Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)