Hemoce recebe grupos para doação de sangue coletiva

22 de fevereiro de 2019 - 16:12 # # #

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode ser incentivado de diferentes maneiras, seja fazendo a doação ou mobilizando outras pessoas ao gesto. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, recebe regularmente grupos de amigos, colegas de trabalho e de instituições para a doação coletiva de sangue.

Nesta semana, três grupos se organizaram para a ação em conjunto. Acompanhado da turma do estágio, o jovem aprendiz Gylsyângelo do Nascimento perdeu o medo de doar sangue. “Eu sempre soube da importância da doação, mas nunca tive coragem. E graças à conscientização que recebi no meu estágio, ganhei motivação e agora estou tendo a oportunidade de realizar a minha primeira doação”, diz.

O voluntário é estagiário do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), órgão que mantém parceria com o Hemoce há mais de três anos incentivado os jovens a doarem. A ação coletiva contou com 51 jovens voluntários que se candidataram para doar na quarta-feira, 20.

“A gente sabe que nessa época perto do carnaval é importante doar porque muitas pessoas viajam e a doação acaba ficando para depois. Então nosso planejamento foi para vir antes do carnaval e fazer nossa parte”, conta Suzyane Gadelha, instrutora do Instituto.

Doar sangue em grupo

Doar sangue em parceria com os colegas de trabalho é também uma prática regular de um grupo de bancários. Há duas sextas-feiras, desde o último dia 9, funcionários do Santander dividem-se em equipes e doam sangue diariamente no Hemoce.

A ação faz parte da campanha anual do banco de incentivo à doação sanguínea. Os voluntários levaram banner e placas com o slogan “Eu Dou o Sangue”. Em duas semanas de mobilização, 54 bancários estiveram nas unidades do Hemoce para ajudar a salvar vidas. Este é o terceiro ano de parceria da empresa com o hemocentro cearense.

 

A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, destaca que neste momento as parcerias têm ajudado na manutenção do estoque para o feriado de carnaval.

“As pessoas hoje têm a consciência cidadã que em períodos de feriados prolongados pode aumentar a necessidade de transfusão de sangue. Então, ações coletivas como essas nos ajudam a atender a demanda transfusional antes, durante e pós-carnaval”, diz.

Foi pensando em fazer um carnaval solidário que os fiscais do município de Fortaleza também aderiram à doação coletiva. O grupo organizou uma turma com 33 pessoas para a doação de sangue. Na quarta-feira, 20, eles se fantasiaram com acessórios carnavalescos e fizeram uma mobilização em frente ao Hemoce, como convite à doação.

Organize sua caravana

Para facilitar o deslocamento dos doadores ao Hemoce, em Fortaleza, a população pode contar com o programa Caravana da Solidariedade. Junte um grupo de amigos no trabalho, na faculdade, na igreja e agende a visita de vocês ao hemocentro. É só ligar para o 3101-2300 (Setor de captação dos doadores) e um carro do Hemoce vai até onde o grupo estiver para trazê-los à sede do hemocentro na capital.