Juntos por Fortaleza: Governo e Prefeitura entregam 7ª brinquedopraça da Capital nesta segunda-feira (25)

25 de fevereiro de 2019 - 09:55 # # # # #

Gabinete da Primeira-Dama do Ceará - Assessoria de Imprensa
Ariel Gomes e Thiara Nogueira - Fotos

O equipamento está instalado no Conjunto Ceará e fortalece o desenvolvimento infantil e o convívio comunitário. A iniciativa do Programa Mais Infância Ceará faz parte da ação Juntos por Fortaleza, parceria do Governo do Ceará e Prefeitura. Praça passou por completa remodelação

O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregam nesta segunda-feira (25), às 16 horas, a sétima brinquedopraça da Capital, e a de número 74 do Estado, instalada na Praça da UV3, no bairro Conjunto Ceará. A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e a titular da Proteção Social, Justiça, Mulher e Direitos Humanos, Socorro França, participam do momento. Além do espaço infantil, a praça passou por completa remodelação e ganhou outras melhorias.

A área da brinquedopraça é voltada para crianças de dois a 12 anos, cercada e com área de 240m² contando com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento é da ordem de R$ 180.000,00. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação. A iniciativa do Programa Mais Infância Ceará faz parte da ação Juntos por Fortaleza, que reúne esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos da Capital.

Além do equipamento, a Prefeitura também realizou a requalificação de toda a Praça da UV3 com a instalação de Academia ao Ar Livre, somados à renovação de toda a iluminação, troca de alambrados da quadra, instalação de novas traves, lixeiras e bancos e de estrutura para prática de basquete. O piso da praça está sendo requalificado, juntamente com pinturas. Também estão sendo implantadas rampas de acessibilidade a pessoas com deficiência física, piso tátil melhorando a acessibilidade de deficientes visuais.

Na ocasião, o Caminhão do Cidadão estará no local oferecendo serviços gratuitos como atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online. Oficinas de pintura de rosto, gesso, penteado, manicure, corte de cabelo também serão ofertadas para população, por meio dos profissionais do Ônibus Mais InfânciaCeará.

Esta é a 29ª Praça da Regional V reformada pela Prefeitura de Fortaleza. Como parte do maior programa de requalificação de praças do município, a administração reformou, nos últimos cinco anos, mais de 300 praças. O número representa mais da metade do total de praças existentes na Capital.

A Brinquedopraça

A ação integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Santana, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas por meio do ato de brincar. “A criança brincando, além de estar feliz e alegre, está se desenvolvendo integralmente. A neurociência confirma que, ao brincar, a criança desenvolve todas as suas habilidades. Nosso intuito é levar ao espaço público opções para as famílias e fazer sempre mais pela população cearense”, aponta Onélia.

Até o momento, o Governo do Ceará realizou a entrega de 73 brinquedopraças nos municípios de Altaneira, Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Fortim, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Marco, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacoti, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Ubajara, Várzea Alegre, Pacoti, além de duas unidades em Redenção, duas em Baturité e seis em Fortaleza. No total, 140 serão entregues em todo o Ceará.

Serviço

Inauguração da brinquedopraça de Fortaleza
Data: 25/02/2019
Horário: 16 horas
Local: Praça UV3 – Av. H com Rua 305, s/n, Conjunto Ceará – Fortaleza