Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza renovam pactuação do Praia Acessível na Capital

26 de fevereiro de 2019 - 17:48 # # # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama do Ceará

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza realizam nesta quinta-feira (28) a repactuação e entrega de novos materiais do projeto Praia Acessível, implantando na Praia de Iracema. A ação integra o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que participará da assinatura do convênio, junto da titular da Proteção Social, Justiça, Mulher e Direitos Humanos, Socorro França, e o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Município, Elpídio Nogueira, e do secretário executivo da Secretaria de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos.

Na ocasião, será entregue um kit desenvolvido pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), que facilitará o acesso do usuário ao mar. O convênio será renovado com a administração municipal por um período de dez meses, garantindo a manutenção dos equipamentos e a reposição de materiais de consumo, como vestuário e protetor solar, usados diariamente pelos profissionais e usuários do projeto.

Anteriormente, o Governo do Ceará já investiu R$ 500 mil na aquisição de esteira de areia, cadeiras anfíbias, tendas, toldo, piscina infantil, mesas e cadeiras, motor, rede de vôlei, além de toda sinalização visual e guarda-vidas para garantir o banho dos usuários. Em contrapartida, o Município ficou responsável por colocar equipe multidisciplinar para operacionalizar o projeto junto ao Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. “A ação oferece momentos de lazer para as crianças, pessoas com deficiência e idosos. Além do investimento inicial para o projeto, agora será repactuado o convênio com a prefeitura e entregue novos equipamentos. Vamos levar ainda acessórios desenvolvidos pela equipe do Nutep para auxiliar no acesso ao mar. Fazer pelo próximo é sempre um fator motivacional para quem serve o povo e é isso que estamos fazendo”, destaca Onélia Santana.

De acordo com a secretária Socorro França, da SPS, “o cuidar das pessoas deve ser o carro chefe de qualquer gestão pública”. Para ela, “o Praia Acessível é um instrumento de inclusão para o idoso e a pessoa com deficiência. O objetivo de servir os cearenses é trabalhar para eles, que efetivamente precisam de cuidados”, afirma a secretária de Proteção Social.

Praia Acessível

Promove a acessibilidade de crianças, adultos e idosos com deficiência e mobilidade reduzida à praia. O local reservado para o acesso conta com piscina, frescobol e quadra de vôlei adaptados, além de esteiras e cadeiras anfíbias. O espaço também conta com vagas apropriadas para estacionamento e banheiro acessível durante os dias de funcionamento: de quarta a domingo, de 9h às 13h.

O projeto realizou mais de 5 mil atendimentos nas duas estações do projeto, Fortaleza e Caucaia. Na Capital, foram realizados cerca de 4880 atendimentos desde abril de 2016, quando foi inaugurado até janeiro de 2019. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Hotel Sonata. Já em Caucaia, foram atendidas mais de 300 pessoas, desde junho de 2018 até o janeiro de 2019, através da parceria com a Prefeitura do Município e do Cumbuco Beach.

Serviço:

Repactuação de convênio e entrega de materiais do Preia Acessível de Fortaleza
Onde: Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema
Quando: quinta-feira (28)
Horário: 9h