Governo do Ceará institui o Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade

28 de fevereiro de 2019 - 18:21 # # # #

SSPDS - Assessoria de Comunicação

Nascido como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros, o projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade agora é um programa regulamentado por lei. A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (28) a mensagem do Governo do Ceará que institucionaliza o programa. A lei entrará em vigor após a sanção do governador Camilo Santana.

O projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade tem o objetivo, entre outros, de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem a finalidade de realizar campanhas sócio-educativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes doméstico.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo Holanda, “é uma grande alegria ver esse projetos cultivado há mais de 15 anos no seio da nossa Corporação ganhar agora nova amplitude graças à iniciativa do Governo do Estado. Que não mais apenas 20 mil, mas 100, 200 mil cearenses da melhor idade possam se beneficiar do PSBS nos próximos anos”.

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade foi criado no âmbito do Corpo de Bombeiros em 2003. Limitado à Capital no início, hoje, o PSBS conta com 77 núcleos na Região Metropolitana e com 72 em municípios do interior do estado, que se somam aos 203 existentes em Fortaleza, totalizando 352 núcleos cadastrados junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE. Mais de 21 mil moradores de 18 cidades do Ceará participam do PSBS atualmente.