Carnaval terá nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, Ibiapaba e Maciço de Baturité

1 de março de 2019 - 16:11 # # # # #

Funceme - Assessoria de Comunicação

A previsão do tempo para o Ceará durante o feriado prolongado de Carnaval é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, não estão descartadas precipitações, porém, o céu ficará predominantemente nublado.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas previstas para o litoral, incluindo Fortaleza, devem se concentrar entra a madrugada e o período da manhã. Comportamento será semelhante nas regiões vizinhas com cenário favorável às precipitações.

Neste momento, a avaliação dos meteorologistas da Funceme indica que as chuvas previstas estão associadas, principalmente, à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se próxima à costa norte do Nordeste. O cenário desfavorável para ocorrência de chuvas no centro-sul do Ceará, como no Cariri, se deve ao posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

O centro deste sistema está sobre o leste do estado da Bahia e, nesta área, a subsidência do ar, que é o movimento de cima para baixo, inibe a formação e o crescimento das nuvens.

“Apesar da faixa litorânea estar mais favorável às chuvas, não estão descartadas precipitações nas demais áreas, como no centro-sul do Estado. Há possibilidade. Porém, nós observamos a ocorrência deste fenômeno [VCAN] e seu posicionamento, assim como seu deslocamento podem atrapalhar a ocorrência de chuvas”, reforça a meteorologista da Funceme Meiry Sakamoto.

Durante todo o feriadão, a Funceme está de plantão e realizará novas análises do cenário e, se preciso, realizará a atualização da previsão do tempo. Para acompanhar, basta acessar o site ou ainda obter detalhes por meio do aplicativo Funceme Tempo.

Leia mais.