Novo curso de Mestrado Acadêmico em Letras da URCA

7 de março de 2019 - 11:32 # # #

Ascom - Ascom -

A Universidade Regional do Cariri (URCA) comemora a aprovação de mais um mestrado acadêmico, público e gratuito. O Mestrado em Letras, aprovado nesta sexta-feira (01/03), na 183ª reunião, pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), da CAPES.

O novo mestrado da URCA é coordenado pelo professor Dr. Edson Soares Martins, e conta com o colegiado composto pelos professores Dra. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro, Dr. Francisco de Freitas Leite, Dr. Newton de Castro Pontes e Dr. Raul Azevedo de Andrade Ferreira, pertencentes ao Departamento de Línguas e Literatura. Além das docentes Dra. Maria Elias Soares, Dra. Maria Margarete Fernandes de Sousa e Dra. Sandra Maia Farias Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA articula-se em torno de uma área de concentração, Linguagem e cultura e duas linhas de pesquisa, Língua, discurso e identidades e Poéticas da palavra, cultura e sociedade. Com relação à estrutura curricular, são 17 disciplinas, dessas, 02 são obrigatórias, destinadas ao estudo de fundamentos teóricos em Linguística e Literatura, e 15 eletivas, relacionadas à linguagem e sua relação com os aspectos culturais, históricos, sociais e identitários.

O parecer do CTC-ES da CAPES detalha, ainda, que, na visita feita à URCA, em reunião com os docentes, se confirmou a avaliação positiva, como foram examinados produtos bibliográficos de qualidade dos docentes e de seus Grupos e Núcleos de estudos. As pesquisas individuais e os projetos em conjunto, com publicação de livros e material audiovisual, relacionam-se diretamente com as duas linhas de pesquisa indicadas no projeto de criação do PPG. Os docentes vêm realizando grande esforço para dar visibilidade ao grupo e ao trabalho desenvolvido na URCA.

Também se realçou o comprometimento da URCA, através da Administração Superior, e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que demonstraram com documentos assinados e projetos em execução, os apoios financeiro, administrativo e de infraestrutura, destinados ao curso novo.

O colegiado do PPGL-URCA já planeja sua primeira reunião, ainda na primeira quinzena de março, para encaminhamentos das providências necessárias à elaboração do Edital de Seleção para a primeira turma do mestrado, que deve ser iniciada em 2019, com 16 vagas.