Campanha do Hemoce coleta mais de 7 mil bolsas de sangue no carnaval

8 de março de 2019 - 14:37 # # # #

Hemoce - Assessoria de Comunicação

A campanha de carnaval do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, contou mais uma vez com a parceria e a solidariedade da população cearense. Foram coletadas 7.792 bolsas de sangue em todo o estado.

O número representa um acréscimo de 15% em comparação às doações de sangue no carnaval de 2018, quando 6.705 bolsas foram coletadas. Neste ano, a campanha “Folião que doa sangue, doa alegria” ocorreu entre os dias 12 de fevereiro e 7 de março. “A população cearense é sempre muito solidária. Atende aos nossos chamados, se empenha em motivar outras pessoas”, diz Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

Do total de bolsas de sangue coletadas em todo o estado, 3.741 foram nas unidades do Hemoce em Fortaleza. Sobral foi a cidade com o segundo maior número de doações, onde 1.196 pessoas doaram sangue. A solidariedade também esteve presente na região do Cariri. As unidades do Hemoce coletaram 868 bolsas de sangue em Juazeiro do Norte e 846 pelo Hemoce Crato. Na região do sertão do Ceará, a população também doou sangue e o Hemocentro de Quixadá registrou 675 doações.

No Hemoce Iguatu muitas pessoas também ajudaram a salvar vidas. A unidade coletou 466 doações de sangue no período da campanha. “É essa força conjunta que nos ajuda a manter o atendimento dos pacientes que precisam das doações de sangue. Nós queremos agradecer a todas as pessoas que doam sangue, tempo e esperança para ajudar a salvar vidas”, declara Luciana.

Referência

Todos os dias o Hemoce fornece sangue e hemocomponentes para hospitais, clínicas e policlínicas do Ceará, sendo responsável pelo atendimento transfusional de mais de 450 unidades de saúde do Estado. Para manter o estoque dentro das necessidades, o número de bolsas de sangue ideal para todos os tipos sanguíneos é controlado diariamente com uma margem de segurança para pelo menos três dias.

Com essa estatística é possível monitorar a quantidade de bolsas de sangue existentes e ideais para os dias seguintes, permitindo um planejamento que garante fornecimento de hemocomponentes para mais de 90% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará.

Parceria com o Renascer

Há 16 anos, o Hemoce mantém parceria com o Renascer realizando coleta de sangue no retiro espiritual. Este ano, a expectativa era receber 300 doações no evento. O número foi superado e chegou a 360 doações nos dias 3, 4 e 5 de março só na capital cearense. Além de Fortaleza, houve coleta de sangue do Hemoce no Renascer em Juazeiro do Norte e Quixadá, totalizando 416 doações no evento religioso.