Adece recebe solicitação de criação de Câmara Setorial de Economia do Mar

22 de março de 2019 - 11:17 # # # #

Ascom Adece

Representantes de setores ligados à economia do mar e a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) entregaram, nesta quinta-feira (21), ao presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Eduardo Neves, o plano de criação de uma Câmara Setorial de Economia do Mar. O encontro ocorreu no Iate Clube de Fortaleza.

“O Governo do Ceará está traçando planos de ações voltados para áreas estratégicas do desenvolvimento econômico do Estado e a economia do mar está inserida dentro desses planos. Esta cadeia produtiva é de extrema importância, pois tem uma atuação transversal que envolve não somente assuntos diretamente ligados à geração de renda extraída dos produtos que vêm do mar, como também o turismo, social (por meio do esporte) e meio ambiente”, destaca Eduardo Neves.

A criação da nova câmara objetiva desenvolver uma ambiência para atração de investimentos públicos e privados para o setor. A solicitação segue para aprovação do Conselho Gestor das Câmaras Setoriais e Temáticas da Adece que se reunirá no próximo dia 5 de abril. Entre as indústrias e setores abarcados pela economia do mar estão: os transportes marítimos, portos, logística e expedição, pesca, aquacultura e indústria do pescado, entretenimento, desporto, turismo e cultura e energia.

Durante a reunião, os presentes foram apresentados ao projeto de mergulho com museus subaquáticos na Praia de Iracema (Santuário Marinho), além dos projetos sociais “Vem pra Vela” e “É Sal”, realizados pelo coletivo Humanauticos.