Espetáculo ‘Uma Flor de Dama’ retorna ao palco do Theatro José de Alencar

27 de março de 2019 - 11:38 # # #

Ascom Secult

Há 17 anos, o monólogo de Silvero Pereira, que deu origem ao coletivo As Travestidas, resiste e faz sucesso por onde passa.

Em única apresentação, o Theatro José de Alencar apresenta, nesta sexta-feira (29 de março), o espetáculo “Uma Flor de Dama” – monólogo criado pelo ator, diretor e dramaturgo Silvero Pereira, que originou o coletivo artístico As Travestidas. A obra é inspirada no famoso conto de Caio Fernando Abreu, “Dama da Noite”, sobre uma flor que exala um peculiar perfume durante a noite.

Na peça, Silvero dá vida a uma travesti prostituta, que convida a plateia a passar uma noite ouvindo seus relatos, suas inquietações, medos e repulsas, como um exercício de alteridade entre público e personagem. Regado à cerveja e muito deboche, a travesti, conversa sobre as dores acumuladas desde o lar paterno e revoga seu direito de inclusão na “roda da vida”.

Em sua imersão para a construção do espetáculo, há 17 anos, Silvero, no intuito de compreender o universo violento e violentado de pessoas trans, se deparou com realidades carregadas de abandono familiar, social e afetivo – sintoma muito presente na vida de meninas travestis que vivem em meio às ruas.

Nessa perspectiva, o espetáculo questiona até que ponto uma sociedade conservadora e cheia de paradigmas colabora para a marginalização e a barbárie contra essas pessoas. A proposta do monólogo é ampliar o olhar humano para a travestilidade e fazer com que o público encare uma travesti sem estranhamentos, reconhecendo que a vida dessa figura também deve ser pautada em respeito, aceitação e dignidade.

A atividade faz parte da programação especial em comemoração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo.

As Travestidas

Era 2002, Silvero Pereira começou a se apresentar com Uma Flor de Dama no porão do Theatro José de Alencar, à meia noite. Com a ideia de levar mais pessoas ao teatro, convidou as atrizes Alicia Pietá e Verónica Valenttino, para, junto dele, apresentarem uma “festa” antes do monólogo: o Cabaré da Dama.

As apresentações foram ganhando corpo, outros artistas foram somando, inclusive através de concursos entre os espectadores. Logo, atores como Denis Lacerda e Jesuíta Barbosa começaram a fazer parte.

Assim, o coletivo artístico As Travestidas nasce na união de forças em torno desta obra de Silvero. Atualmente, o elenco é formado ainda por Diego Salvador, Patrícia Dawson, Rodrigo Ferrera, Ítalo Lopes e George Hudson.

Serviço

Uma Flor de Dama, com Silvero Pereira

Data: 29 de março de 2019
Horário: 19h
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Classificação Indicativa: 16 anos