Areninha de Pacajus transforma bairro Alto da Boa Vista em referência esportiva e cultural da cidade

28 de março de 2019 - 10:25 # # # # #

Weberte Lemos Texto
Davi Pinheiro Fotos

O depoimento emocionado do morador Evanildo Pereira, tem um motivo especial. O pedreiro trabalhou na construção da areninha, e hoje é vizinho do centro esportivo. “Moro em frente à areninha, onde trabalhei por 5 meses, ajudei na construção, me orgulho disso, e aqui meus quatro filhos irão brincar e se divertir. Nossa rua também ganhou iluminação, calçamento e mais segurança com a presença da polícia, estou realizado”, comemorou o pedreiro.

A alegria é compartilhada por outros moradores do Bairro Alto da Boa Vista, em Pacajús, que se transformou em um grande polo esportivo e social. O equipamento está mudando para melhor a realidade de cerca de 1500 moradores, principalmente, os da rua Nilce de Oliveira, local onde foi instalada a areninha.

A inauguração da areninha foi realizada pelo governador Camilo Santana, ao lado do prefeito Bruno Figueiredo, Francisco Ibiapina, secretário executivo de Proteção Social, da secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos e Rogério Pinheiro, secretário de Esportes. A areninha custou R$ 1.657.654,19, sendo 80% de responsabilidade do Estado e 20% de contrapartida do Município.

“A areninha é um espaço de toda a comunidade, de socialização, de reunir as famílias, tirar nossos jovens da ociosidade, e garantir a todos e todas um lugar seguro e moderno para a prática esportiva”, ressaltou o governador Camilo Santana.

O equipamento conta com ambientes de lazer, esporte e socialização, espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

Participaram da inauguração, ao lado do governador, e do prefeito Bruno Figueiredo, os deputados estaduais, Nezinho e Jeová Mota.

Jogo

Mantendo a tradição, o governador Camilo Santana participou de uma partida festiva, com a presença de um bom público que foi prestigiar a partida que reuniu servidores do município contra o time do governador. A partida terminou empatada em 1×1.

Projetos Sociais

A areninha de Pacajus vai atender a diversos públicos, desde grupos de dança, idosos, e escolinhas e projetos sociais que irão utilizar o espaço para prática esportiva e social. Durante a inauguração da areninha, meninos e meninas, e Alexandre Mendonça, coordenador do projeto Cidadão Campeão, mostraram empolgação com o novo espaço. “Aqui esses meninos e meninas terão a oportunidade de ter uma atividade esportiva adequada e principalmente com segurança. Se bem que toda a comunidade vai aproveitar esse espaço, até aula de zumba está programada para acontecer aqui”, enfatizou Alexandre.

Projeto Areninhas

Há dois anos o Governo do Ceará começou a levar areninhas para o interior do Estado e, devido ao sucesso inicial, decidiu transformar em um programa, que vai construir pelo menos um equipamento desse em cada município cearense. Ao todo, serão 226 areninhas instaladas nos próximos anos divididas entre Tipo I, com dimensões de um campo oficial, e Tipo II, cujo tamanho é de um campo society.

 

Ouça

O governador Camilo Santana participou da inauguração do equipamento em Pacajus e destacou a importância de aumentar o número de areninhas em todo o Ceará.