Adece realiza 1º Fórum de Presidentes das Câmaras Setoriais

2 de abril de 2019 - 12:01 # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nesta segunda-feira (1), o 1º Fórum de Presidentes das Câmaras Setoriais. Liderado pelo presidente Eduardo Neves, o encontro teve como convidados o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, e o coordenador do Ceará 2050, Barros Neto.

“O objetivo deste fórum é o de integrar e intersetorializar as atividades realizadas pelas câmaras. Nesta primeira reunião, nós procuramos trazer para os presidentes um apanhado do que o governo e outras instituições estão fazendo em prol do desenvolvimento econômico do Ceará. Nós entendemos que as câmaras são os elos entre os gargalos de cada setor e suas respectivas resoluções por parte das entidades responsáveis”, explica o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Durante o evento, os convidados foram apresentados à plataforma de planejamento estratégico de longo prazo do Governo do Estado, Ceará 2050, e ao Programa de Otimização, Eficiência e Inovação do Ambiente de Negócios do Ceará, que está sendo coordenado pelo CIC.

“Este programa objetiva realizar uma série de ações que visam melhorar o ambiente de negócio do Ceará junto aos órgãos do Estado que tenham inferência com o setor produtivo. Durante seis meses, iremos trabalhar em um programa que inicia ouvindo as dores e os problemas de quem empreende, passando pela escuta dos empresários e das entidades que os representam. Em um segundo momento, iremos entender o fluxo de todos os processos dos órgãos públicos estaduais para que, em seguida, possamos sugerir melhorias para esses processos e apontar possíveis automações que os mesmos possam vir a sofrer”, conta o presidente do CIC, André Siqueira.

O programa idealizado pelo CIC visa reunir em uma plataforma digital todos os serviços oferecidos pelo Estado, com o objetivo de facilitar a relação de quem queira abrir ou já tenha uma empresa no Ceará. Ao longo do trabalho, está prevista a construção de indicadores para mediar à eficiência de cada órgão estadual e o acompanhamento de suas evoluções ao longo do tempo. O programa foi aprovado pelo governador Camilo Santana e está sendo executado pela consultoria carioca EloGroup.