II Seminário de Teatro do Oprimido no Cariri

3 de abril de 2019 - 11:34 # # # # #

Ascom Urca

O II Seminário de Teatro do Oprimido no Cariri (SETOCA) acontecerá no período de 01 a 03 de maio, no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, na Avenida Padre Cícero, 1348, São Miguel, em Crato-CE.

O evento nasceu das inquietações promovidas pela linha de pesquisa Teatro do Oprimido no Cariri (TOCA), em 2018, e investiga as possibilidades de atuação e contribuição da metodologia do Teatro do Oprimido (TO) na região cearense, desde 2016. A linha de pesquisa pertence ao grupo de pesquisa Pedagogias do Teatro no Cariri (PETECA), e constitui-se como uma pesquisa teórico-prática, desenvolvida através de diferentes ações desde sua criação, dentro do âmbito da pesquisa e da extensão universitária.

O TO tem papel fundamental no desenvolvimento de reflexões e ações de superação das opressões sociais vividas pelas comunidades do interior nordestino, e alcança diversas comunidades em vários estados, para além do Cariri. Ao constatar isso, foi possível entender a necessidade de agir de forma a congregar diferentes agentes sociais num encontro que desse visibilidade a práticas desenvolvidas, e surgiu a primeira edição do SETOCA, em setembro de 2018.

A segunda edição do SETOCA será realizada em comunicação com diferentes coletivos artísticos e sociais, e trará para URCA, diferentes Universidades, coletivos, grupos sociais, políticos e artísticos, em três dias de compartilhamento de experiências e fortalecimento de uma rede de praticantes do TO, método mundialmente reconhecido e criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

Em 2019, o seminário constituirá a continuidade das reflexões realizadas na edição de 2018, sendo mais um momento referencial para a metodologia na região do Cariri, e possibilitará o crescimento da pesquisa e da extensão.

 

Serviço

Inscrições: even3.com.br/setoca

Contato: setoca@urca.br

Professor responsável: Mateus Gonçalves

Realização: Teatro do Oprimido no Cariri e Setorial de Extensão do CArtes