Rede de Esporte Comunitário vai beneficiar 2.000 jovens na capital

4 de abril de 2019 - 16:59 # # #

Ascom Sejuv

Mais de 2000 jovens serão atendidos nos 20 núcleos implantados em Fortaleza

Dar oportunidades aos jovens das comunidades de Fortaleza através da criação de núcleos de esporte e demais atividades, principalmente nos bairros de maior vulnerabilidade social. Este é o objetivo do projeto Rede de Esporte Comunitário, lançado nesta quinta-feira (4) pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), com o apoio da Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente de Assistência a Criança Carente (FACC). O evento contou com a apresentação de dança do grupo de Ballet do núcleo da Granja Lisboa que desenvolve atividades no instituto Katiana Pena.

A Rede de Esporte Comunitária será composta por 20 núcleos implantados em Fortaleza. Cada núcleo atenderá prioritariamente 100 jovens, de 15 a 29 anos, oferecendo aulas das modalidades esportivas, surf, futsal, futebol, basquete, voleibol, muay thai, handebol, ballet e ritmos.

Para José Iarley, de 15 anos, que faz parte do projeto de Futebol no bairro Passaré, a ação vai além de uma oportunidade para jovens saírem da rua. “Eu vejo essa rede como incentivo ao esporte e para o nosso futuro, possibilitando o engajamento em times profissionais de futebol. Já saíram do nosso projeto atletas para vários clubes de futebol do nosso Estado”, contou Iarley.

As atividades esportivas serão realizadas três vezes por semana. O prazo de execução do projeto é de 5 meses. A proposta da rede é fortalecer os núcleos que já desempenham suas atividades esportivas nas comunidades, oferecendo o incentivo com material esportivo, uniformes para profissionais, alimentação para os beneficiários, comunicação visual e remuneração aos profissionais envolvidos.

“Nossa responsabilidade é fazer política pública com as ações voltadas para o esporte e juventude, nossa parceria no projeto vai ganhar mais agilidade e alcançar mais jovens. A Sejuv irá acompanhar todo o desenvolvimento dos projetos, com o objetivo de levar melhorias e ampliação da rede.”, pontuou o Secretário da Sejuv, Rogério Pinheiro.

O lançamento contou com a participação da Secretária Executiva do Esporte, Jade Romero; Secretário Executivo da Juventude, Marcílio Gomes; o Coordenador Geral da Rede de Esporte, Preto Zezé e a Coordenadora Geral da Frente de Assistência a Criança Carente, Mônica Sillan. Estiveram presentes ainda no lançamento os gestores do esporte, desportistas dos núcleos e o assessor da Casa Civil, David Barros.