Com 60% da obra concluída, Aeroporto de Fortaleza se prepara para receber até 20 milhões de passageiros por ano

10 de abril de 2019 - 13:30 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

O governador Camilo Santana visitou o andamento das obras de ampliação e modernização do aeroporto. Em 2018, o equipamento bateu recorde na quantidade de passageiros, com 6.614.227 de pessoas

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza Airport), em Fortaleza, administrado pela subsidiária brasileira da empresa alemã Fraport, já estão com 60% de suas intervenções feitas. Iniciada há cerca de um ano, a obra vai ampliar de sete para 15 pontes de embarque e desembarque, ampliando em mais de 100% a capacidade operacional do equipamento. Ano passado, passaram pelo terminal exatos 6.614.227 passageiros. A expectativa é chegar a 20 milhões em dez anos. O governador Camilo Santana, ao lado do prefeito do Fortaleza, Roberto Cláudio, e da presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal, visitou na manhã desta quarta-feira (10) o andamento das obras.

“Estamos impressionados e otimistas com a velocidade que a obra está andando. Vai mais do que dobrar a capacidade do Aeroporto de Fortaleza. Vai ficar muito moderno, todo automatizado, com conforto e eficiência que os passageiros necessitam. Isso faz parte da estratégia para consolidar Fortaleza e o Ceará em um grande centro turístico e de conexões aéreas, que vai incrementar o turismo e a economia no Ceará”, enfatizou Camilo Santana.

Sobre o aumento de conexões e turistas, o governador informou que o Governo vem trabalhando em duas frentes: a negociação de novos voos com algumas companhias aéreas e a divulgação do estado como destino turístico. “Há a perspectiva de dois voos semanais para Madrid, na Espanha, eu mesmo estive lá ano passado, e o Estado tem prospectado novas companhias. É importante também divulgar o destino e o Governo tem investido fortemente nisso. Temos participado de feiras internacionais mostrando as belezas e o potencial do Ceará”, destacou.

Para o prefeito Roberto Cláudio, não há dúvida que o equipamento terá papel fundamental no processo de consolidação da capital cearense e do estado como um dos destinos mais procurados pelos turistas. “É um empreendimento grandioso, com estrutura moderna, padrão internacional. Um aeroporto bem estruturado como esse dará uma longa vida útil ao equipamento, que será importantíssimo para o turismo da cidade. A gente vai medir o impacto no setor exatamente pelo número de passageiros que passarão pelo aeroporto e ficarão aqui na cidade. A gente imagina que com o aeroporto mais que duplicado, com essa capacidade e qualidade, será um impacto direto na atividade econômica e na cadeia de turismo da cidade”, pontuou.

A obra

O trabalho que vem sendo feito no Aeroporto de Fortaleza vai ampliar o terminal de passageiros, promover adequações no sistema viário e das vias de taxiamento, além da expansão de pista de pouso e decolagem. Com ritmo acelerado, pode ser que o trabalho seja finalizado ainda antes do prazo, mas a empresa prefere agir com cautela e manter a data informada inicialmente, conforme explica Andreea Pal, presidente da Fraport. “Estamos com o cronograma como estávamos esperando. Trabalhamos forte para finalizar antes, mas é mais seguro afirmar que será em maio do ano que vem”. A empresa ganhou a concessão do aeroporto em leilão realizado pelo Governo Federal ainda em 2107 e assumiu a administração em definitivo no primeiro mês de 2018. A Fraport vai realizar a gestão do equipamento por 30 anos.

Acompanharam também a visita os secretários de Estado Arialdo Pinho (Turismo) e Lucio Gomes (Infraestrutura).

 

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana, ao lado do prefeito do Fortaleza, Roberto Cláudio, e da presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal, visitou na manhã desta quarta-feira (10) o andamento das obras. Ele destacou a velocidade dos trabalhos e os bons resultados apresentados.

Sobre o aumento de conexões e turistas, o governador informou que o Governo vem trabalhando em duas frentes: a negociação de novos voos com algumas companhias aéreas e a divulgação do estado como destino turístico.

Para o prefeito Roberto Cláudio, não há dúvida que o equipamento terá papel fundamental no processo de consolidação da capital cearense e do estado como um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Com ritmo acelerado, pode ser que o trabalho seja finalizado ainda antes do prazo, mas a empresa prefere agir com cautela e manter a data informada inicialmente, conforme explica Andreea Pal, presidente da Fraport.