Cônsul da Coréia do Sul visita SSPDS para conhecer ações de segurança pública adotadas no Ceará

10 de abril de 2019 - 17:34 # # # #

Ascom SSPDS
Aline Freires

Tendo como pauta a segurança pública no Ceará e buscando mostrar as ações adotadas pelo Governo do Ceará na área, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), André Costa, se reuniu, na tarde dessa terça-feira (9), com o cônsul e terceiro secretário da Embaixada da República da Coréia no Brasil, Hee Joon Jang e a assessora consular, Subin Jo. A reunião aconteceu na sede da SSPDS, em Fortaleza, e contou também com a presença de representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), responsáveis pela Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), que abrange as cidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Durante a visita foram apresentadas as ações de segurança, bem como as iniciativas voltadas aos turistas e estrangeiros em geral que visitam o Ceará. Além da presença de pólos emissores de investimentos no Estado, outro fato que tem proporcionado o grande fluxo de turistas em território cearense é as operações do Hub aéreo da Air France/KLM, iniciadas no ano passada. O secretário André Costa aproveitou ainda para mostrar ao cônsul coreano como funciona a atuação das Polícias Civil e Militar, que possuem uma delegacia e um batalhão, respectivamente, especializados para atender esse tipo de demanda.

“Eles vieram para conhecer e entender o que o Estado do Ceará tem feito na área da segurança pública. Atualmente, existe um grande quantitativo de coreanos residentes aqui, especialmente em São Gonçalo do Amarante e Caucaia, em razão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde há um grande investimento da Coréia do Sul. Então, aproveitamos para ressaltar que nós temos um olhar específico para os estrangeiros que vêm ao Estado, inclusive com a existência da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur)”, revelou o secretário André Costa.

Além de falar sobre tecnologia aplicada à segurança, metodologia utilizada pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará na divulgação dos indicies criminais e atuação das forças de segurança, o secretário se colocou à disposição para diálogos futuros com os representantes do país asiático. “Ele (Hee Joon Jang) se mostrou bastante satisfeito com as informações repassadas pela Secretaria. Com isso, manteremos essa relação entre forças de segurança do Estado do Ceará e Embaixada da Coréia, para colocarmos à disposição qualquer dado, informação ou serviço pra os coreanos que aqui vivem”, finalizou.